O Direito à Cidade e a Participação Popular: Uma Discussão Necessária a Partir dos Conceitos de Democracia e Justiça como Equidade no Contexto Brasileiro.

Ana Mônica Medeiros Ferreira

Resumo


A questão relevante que se propõe é identificar a relação entre as ideias de democracia e justiça como equidade, a partir dos preceitos de liberdade e igualdade para a compreensão do direito à cidade e a efetiva participação popular em nossa realidade brasileira. Para isso, realizamos uma breve incursão no conceito do vocábulo democracia, após esboçamos a contribuição  de  Robert  Dahl  para  este conceito  enquanto  ideal  a  ser  perseguido.  Por conseguinte, descrevemos a problemática da igualdade e a Justiça como equidade para a concretização dos direitos fundamentais a partir de Jonh Rawls. Analisa-se em seguida a democracia participativa  no  plano  constitucional  e  a  influência  dos  estudos  de  Paulo Bonavides,  procurando  elucidar  o  verdadeiro  significado  e  sentido  da existência  da democracia e da participação no interior do ordenamento jurídico. Mais adiante defendemos a participação popular e o direito à cidade como direitos fundamentais. Por fim expomos as conclusões e tecemos algumas reflexões.


Palavras-chave


Direito à cidade e participação popular;Democracia;Justiça como equidade

Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

BONAVIDES, Paulo. Teoria Constitucional da Democracia Participativa: Por um Direito Constitucional de luta e resistência. Por uma Nova Hermenêutica. Por uma repolitização da legitimidade. São Paulo: Malheiros Editores, 2001.

CADERMATORI, Daniela Mesquita Leutchuk de. O diálogo democrático. Curitiba: Juruá, 2009.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 2005.

DWORKIN, Ronald. Uma Questão de Princípio. Trad. Luis Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. O americano Robert Dahl e o conceito de poliarquia. Revista Consultor Jurídico, 18 de novembro de 2012.

Disponível em: Acesso em: 03 de jun de 2015.

GODOY, Miguel Gualano de. Justiça, democracia e direitos fundamentais: o liberalismo igualitário de John Rawls, o procedimentalismo de Jürgen Habermas e a proposta de Carlos Santiago Nino. Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010. Disponível em: < http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3466.pdf

>. Acesso em 30 de mai de 2015.

HABERMAS, Jurgen. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: LitteraMundi, 2001.

HARVEY, David. O direito à cidade. Revista Piauí. Edição 82. Disponível em: . Acesso em 01 de abr de 2015.

HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martin Claret, 2009.

MARICATO, Ermínia. Metrópole na Periferia do Capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violência. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.

MICKLETHWAIT, John. A quarta revolução: a corrida global para reinventar o Estado. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2015.

PANIZA, Alexandre de Lima. Democracia e contratualismo nas concepções de Hobbes e Rousseau – uma abordagem histórica. Revista Brasileira de Direito Constitucional. N. 3, jan./jun. – 2004. Disponível em: . Acesso em: 02 de jun de 2015.

PEREIRA, AntonioKevan Brandão. Teoria democrática contemporânea: o conceito de Poliarquia na obra de Robert Dahl. 38º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. GT39 Teoria política e pensamento político brasileiro - normatividade e história. Disponível em . Acesso em: 31 mai 2015.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ROUSSEAU, Jean Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2003.

SOARES, Fabiana de Menezes. Direito administrativo de Participação. Belo Horizonte: Ed. Del Rey, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9652/2015.v1i1.692

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.