A Ética da Pólis: Reflexões Sobre a Igualdade como Princípio de Justiça
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo objetiva refletir sobre a Igualdade, como princípio ético a ser observado na comunidade política, nas teorias de igualdade liberal desenvolvidas pela filosofia política de John Rawls, Ronald Dworkin e Amartya Sen, respectivamente autores de “Uma Teoria da Justiça”, “A Virtude Soberana” e “Desigualdade Reexaminada”. As obras são analisadas sob o prisma do que as une, isto é, a igualdade como elemento imprescindível para alcançar a justiça, sendo o mote do estudo refletir a ética da inserção deste ideal em concepções políticas liberais. Ousa-se, ainda, a realização de considerações acerca da importância do tema para a filosofia do direito.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornhein da versão inglesa de W. D. Ross. 4 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política
– Vol. 1. Tradução de Carmen C. Varriale; Gaetano Lo Monaco; João Ferreira; Luís Cacais e Renzo Dini. 11 ed. Brasília: Editora UNB, 1998.
DWORKIN, Ronald. A justiça de toga. Tradução de Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. A Virtude Soberana: A teoria e a prática da igualdade. Tradução de Jussara Simões. São Paulo: wmf Martins Fontes, 2011.
______. Justiça para ouriços. São Paulo: Almedina, 2012.
______. O império do direito. Tradução de Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HIRSCHLLER, Ben; Reuteurs. Fórum Econômico Mundial alerta para aumento da desigualdade. Estadão Geral, 2014. Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/geral,forum-economico-mundial-alerta-para-aumento-da- desigualdade,1119098>. Acesso em nov de 2015.
KANT, IMMANUEL. A Metafísica dos Costumes. Tradução de Edson Bini. Baurú, SP: EDIPRO, 2003.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução de Jussara Simões e Álvaro de Vita. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ROBINET, Jean-François. O tempo do pensamento. Tradução de Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 2004.
SANDEL, Michael J.. Jutiça: o que é fazer a coisa certa. Tradução de Heloísa Matias e Maria Alice Máximo, 12 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SEN, Amartya. Desigualdade Reexaminada. Tradução de Ricardo Doninneli Mendes. 2 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Record, 2008.