TEORIAS DEMOCRÁTICAS DE DIREITO: O PROCEDIMENTALISMO VERSUS O SUBSTANCIALISMO E A INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Conteúdo do artigo principal

Francieli Puntel Raminelli
Cristiane Penning Pauli de Menezes

Resumo

O Estado Democrático de Direito se diferencia por intentar a real modificação do status quo. Para que seja assegurado este objetivo, duas são as teorias que se confrontam: a Procedimentalista e a Substancialista. Assim, questiona-se: qual deve ser a postura adotada pelo Poder Judiciário? O objetivo deste trabalho é analisar a decisão de um Tribunal brasileiro quanto à intervenção do Judiciário nas políticas públicas da Administração, por meio da matriz teórica fenomenológico-hermenêutica. Como método de procedimento, utiliza-se o monográfico. Conclui-se que a alternativa de um Judiciário ativo e balizado por uma interpretação hermeneuta da Constituição é a solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RAMINELLI, Francieli Puntel; MENEZES, Cristiane Penning Pauli de. TEORIAS DEMOCRÁTICAS DE DIREITO: O PROCEDIMENTALISMO VERSUS O SUBSTANCIALISMO E A INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 1, p. 1–21, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2018.v4i1.4053. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/4053. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francieli Puntel Raminelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria, no programa de pós-graduação em Direito, com ênfase em Direitos Emergentes da Sociedade Global. Graduada em Direito pela mesma Instituição (2013), tendo recebido Láurea Acadêmica por destaque no ensino, na pesquisa e na extensão. Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com bolsa CAPES, e membro dos grupos de pesquisa Direitos Fundamentais e Novos Direitos e Sociologia Judiciária, ambos inscritos na plataforma dos grupos de pesquisa do CNPq, sob orientação do Prof. Dr. José Alcebíades de Oliveira Junior.

Cristiane Penning Pauli de Menezes, Feevale

Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito Internacional (NEDI) da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Professora de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais - Universidade Feevale

Referências

ARAUJO, Luiz Ernani Bonesso de. O Acesso a Terra no Estado Democrático de Direito. Frederico Westphalen: URI, 1997.

BARRETTO, Vicente. Dicionário de Filosofia do Direito. São Leopoldo: Unisinos – Renovar, 2006.

BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.

BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 10 mar. 2018.

BRASIL. Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. Acórdão de decisão que deu provimento à apelação do Estado do Mato Grosso do Sul contra decisão que condenava o Estado a realizar reformas em prédio público. Apelação Civil nº 2009.022755-5/0000-00. Estado do Mato Grosso do Sul e Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul. Relator: Exmo. Sr. Des. Luiz Carlos Santini. 09 de março de 2010.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 6 ed. Coimbra: Almedina, 1993.

HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Volume I. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003 – a.

HABERMAS, Jurgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Volume II. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003 – b.

ISAIA, Cristiano Becker. Processo civil e hermenêutica: a crise do procedimento ordinário e o redesenhar da jurisdição processual civil pela sentença (democrática) liminar de mérito. Curitiba: Juruá, 2012.

ISAIA, Cristiano Becker; HOFFMAN, Fernando. A jurisdição processual civil no Estado Democrático de Direito: verdades universais ou respostas corretas? In: Revista de direito brasileira (Brazilian Jornal of Law). Coordenação de Vladimir Oliveira da Silveira. Ano 2, Vol. 3, dezembro/2012, p. 157-176.

LUCAS, Doglas Cesar. A Crise funcional do Estado e o cenário da jurisdição desafiada. In: O Estado e suas crises. Org. José Luis Bolzan de Morais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

MÂNICA, Fernando Borges. Teoria da Reserva do Possível: Direitos Fundamentais a Prestações e a Intervenção do Poder Judiciário na Implementação de Políticas Públicas. Revista Brasileira de Direito Público, Belo Horizonte, ano 5, n. 18,p. 169-186, jul./set. 2007.

MATTEUCCI, Nicola. Organización del poder y libertad: historia del constitucionalismo moderno. Tradução para o espanhol de Francisco Javier Ansuátegui Roig y Manuel Martínez Neira. Madrid: Ed. Trotta, 1998.

OST, François. Júpiter, Hércules y Hermes: tres modelos de Juez. In: Doxa: Cuardenos de Filosofia del Derecho, nº 14, Alicante, 1993. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/01048841455381501310035/cuaderno14/doxa14_11.pdf>. Acesso em 15 maio 2013.

SALDANHA, Jânia Maria Lopes. Substancialização e Efetividade no Direito Processual Civil: a Sumariedade Material da Jurisdição. Proposta de Estabilização da Tutela Antecipada em Relação ao Projeto de Novo CPC. Curitiba: Ed. Juruá, 2011.

SILVA, José Afonso da. Comentário Contextual à Constituição. São Paulo: Malheiros, 2008.

SOARES, Mário Lúcio Quintão. Teoria do Estado: novos paradigmas em face da globalização. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 7 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

STRECK, Lenio Luiz. O que é isto – decido conforme minha consciência? 4 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso. Constituição, Hermenêutica e Teorias Discursivas. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência Politica e Teoria Geral do Estado. 5 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.