O Projeto Educativo Emancipatório de Boaventura de Sousa Santos e o Resgate Da Memória: Múltiplos Olhares de uma Educação Humanística a partir do Ensino da Ditadura Militar.

Lívia Salvador Cani

Resumo


Esta pesquisa questiona: Em que medida o desenvolvimento do Projeto Educativo Emancipatório de Boaventura de Sousa Santos e o resgate da memória a partir do ensino da Ditadura Militar, pode contribuir para uma educação humanística? Objetiva-se analisar o ensino da Ditadura Militar na rede pública municipal em Vitória –ES; a relevância do projeto educativo emancipatório de Santos e o resgate da memória na educação e a necessidade do desenvolvimento de um currículo pós crítico para a emancipação do aluno.

Palavras-chave


Memória; Currículo; Educação Humanística; Ditadura Militar

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Maria Paula; SILVA, Izabel Pimentel da; SANTOS, Desirre dos Reis. Ditadura Militar e democracia no Brasil: história, imagem e testemunho. Rio de Janeiro: Ponteio, 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira. Disponível em: Acesso em 24 set. de 2014.

_______. Lei 11.645 de 11 de março de 2008. Poder Legislativo. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2015.

_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FRANCHISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti e MACHADO, Thiago Luiz D’Agostin. Direito Fundamental à Memória e as comunidades quilombolas no Brasil: a educação como medida de desinvisibilização. Disponível em: < http://www.criticadodireito.com.br/todas-as-edicoes/numero-3-volume-4/direito-fundamental-a-memoria-e-as-comunidades-quilombolas-no-brasil-a-educacao-como-medida-de-desinvisibilizacao> Acesso em 01 de dez. de 2013.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

_______. Educação como prática da liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

_______. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

RABELO, Ana Maria Prestes; FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti. (Re) Conhecer para dialogar: a universidade popular dos movimentos sociais como um projeto educativo emancipatório. Depoimentos. Vitória, n. 14, p. 79-94, jul.- dez. 2008

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

_______. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: PEREIRA, Flávio Henrique Unes; DIAS , Maria Tereza Fonseca (Org.). Cidadania e Inclusão Social: estudos em homenagem à professora Miracy Barbosa de Sousa Gustin. Belo Horizonte: Fórum, 2008, p. 73-102.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Heron Da; AZEVEDO, José Clóvis de; SANTOS, Edmilson Santos dos. (Orgs.) Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Sulina: Porto Alegre, 1996.

_______. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In:_______ (Org.). Conhecimento Prudente para uma Vida Decente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Tomáz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2016.v2i2.1289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.