A RELAÇÃO TENSIONAL ENTRE O DIREITO À CULTURA E O DIREITO AO SOSSEGO E AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO Estudo do caso “Arraial Pertinho de Você”

Conteúdo do artigo principal

Márcia Haydée Porto de Carvalho
Cláudio Santos Barros

Resumo

O presente trabalho tem como temática o estudo do caso “Arraial Pertinho de Você”, verificado em São Luís/MA e caracterizado por uma relação de tensão existente entre princípios de envergadura constitucional: de um lado o direito à cultura e, de outro, o direito ao sossego e ao meio ambiente equilibrado. Nesse sentido, trata a pesquisa de uma demanda ajuizada pelos moradores do entorno do local do festejo, cujo objeto consiste em uma pretensão formulada contra a poluição sonora e outros ilícitos acarretados pela realização do evento. Nesses termos, o objetivo principal deste trabalho é analisar o caso em questão, com ênfase na decisão prolatada nos autos da ação, buscando construir pontes de aproximação e de contextualização que permitam demonstrar a correlação entre os aspectos práticos do caso concreto e a decisão judicial, e entre estes e os aportes teóricos de Alexy e Dworkin. Para tanto, utiliza-se o método de procedimento descritivo, com discussão bibliográfica do tema, permeada com dados obtidos do processo judicial, possibilitando o desenvolvimento de uma adequada pesquisa exploratória. Ao final, de acordo com os resultados encontrados, foi possível concluir que o caso concreto tem por fundamento uma efetiva colisão entre princípios constitucionais que lhe é subjacente; colisão esta que pode ser entendida e, sobretudo, solucionada, com o emprego da teoria dos princípios, do princípio da proporcionalidade e da lei de colisão, apresentados ao longo do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
HAYDÉE PORTO DE CARVALHO, Márcia; SANTOS BARROS, Cláudio. A RELAÇÃO TENSIONAL ENTRE O DIREITO À CULTURA E O DIREITO AO SOSSEGO E AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO: Estudo do caso “Arraial Pertinho de Você”. Revista Brasileira de Teoria Constitucional, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-961X/2024.v10i2.10824. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/teoriaconstitucional/article/view/10824. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcia Haydée Porto de Carvalho, PPGDIR - UFMA

Doutora em Direito pela PUC/SP. Professora Associada III do Departamento de Direito da UFMA, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Promotora de Justiça no Maranhão

Cláudio Santos Barros, PPGDIR - UFMA

Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Delegado de Polícia Civil no Estado do Maranhão. Cidade: São Luís/MA - Brasil. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5730-9056. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5871352075860917. E-mail: claudiobarros1028@gmail.com.