A Decisão Judicial Nos Casos Difíceis: Uma Análise a Partir do Debate entre Dworkin E Posner
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo expõe o debate entre Ronald Dworkin, com sua sólida Teoria do Direito como Integridade, e Richard Posner, principal expoente da Análise Econômica do Direito. É uma pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica. Dworkin e Posner divergem, principalmente, sobre duas questões. Enquanto Posner compreende que os argumentos de política podem fundamentar uma decisão judicial e que, em razão da indeterminabilidade do direito, casos difíceis não admitem uma única resposta certa, Dworkin, diversamente, questiona se não pode haver mesmo uma única resposta certa e defende, em princípio, que argumentos de políticas não podem servir de fundamento para decisão judicial.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARRUDA, Thais Nunes de. Como os juízes decidem os casos difíceis? A guinada pragmática de Richard Posner e as críticas de Ronald Dworkin. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.
DIAS, Jean Carlos. Análise Econômica do processo civil brasileiro. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009.
_________. Há uma resposta certa em casos difíceis? Elementos para análise dos direitos humanos em juízo. In: Saber. Ciências sociais aplicadas. Belém, v. 6, n. 1-2, p. 63-74, jan/dez, 2007.
DWORKIN, Ronald. M. Levando os direitos a sério. Trad. Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
_________. Uma questão de princípio. Trad. Luis Carlos Borges. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
_________. O império do direito. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 1a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GREEN, Craig. What does Richard Posner know about how judges think? Califórnia: California Law Review, v. 98, pp. 625-666, 2010.
PEREIRA, Leonardo Fadul. Análise econômica do direito e pragmatismo jurídico: Algumas noções sobre a teoria de Richard A. Posner. In: DIAS, Jean Carlos (coord.). O pensamento jurídico contemporâneo. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015.
POSNER, Richard A. Fronteiras da teoria do direito. Trad. Evandro Ferreira e Silva, Jefferson Luiz Camargo, Paulo Salles e Pedro Sette-Câmara. Rev. Evandro Ferreira e Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_________. Para além do Direito. Trad. Evandro Ferreira e Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
_________. How judges think? Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2008.
_________. Problemas da filosofia do direito. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Rev. Mariana Mota Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.
_________. Economic analysis of law. 7ª. Ed. New York: Aspen Publishers, 2007b.
RODRIGUES, Vasco. Análise econômica do direito: uma introdução. Coimbra: Almedina, 2007.
SGARBI, Adian. Clássicos de Teoria do Direito. 2ª. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.