A EFICIÊNCIA DA DECISÃO JUDICIAL: UMA ANÁLISE COM BASE NOS CUSTOS DOS DIREITOS SOCIAIS

GERALDO NEVES LEITE

Resumo


O presente artigo expõe a questão da fundamentalidade e do custo dos direitos sociais. É uma pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica, que tem como objeto de estudo a análise do custo dos direitos e como isso pode influir na eficiência da decisão judicial que envolve a concretização de direitos fundamentais. O artigo demonstra que os direitos sociais importam custos orçamentários e qualquer controle judicial que implique na concessão desses direitos têm impacto econômico e social, o que não pode ser ignorado pelo magistrado por ocasião da decisão judicial.


Palavras-chave


Constitucionalismo Social; Custo dos direitos; Eficiência.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Victor e COURTIS, Christian. Los derechos sociales como derechos exigibles. Madrid: Trotta, 2002.

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

BARRETO, Vicente de Paulo. O Fetiche dos Direitos Fundamentais e outros temas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013

BASTOS, Elísio Augusto Velloso. O Constitucionalismo Social. A Constituição como Instrumento Jurídico de Contenção do Poder Econômico. In Lições de Direito Constitucional em Homenagem ao Prof. Dr. Sérgio Resende de Barros. Campinas: Milennium Editora, 2007.

_________. A função tributária: Por uma efetiva função social do tributo. Brasília: Revista de Informação Legislativa, v. 43, n. 169, p. 143-159, jan/mar. 2006.

CONSTANT, Henri-Benjamin. De la liberte des anciens comparée à celle des modernes. 1819. Trad. Por Loura Silveira. Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em www.fafich.ufmg.br/~luanaut/Constant_liberdade.pdf. Acesso em 30 dez 2016.

CASTRO, Flávia de Almeida Viveiros de; VALLE, Caroline; ANSCHAU, Lorena Coser Doano; FERREIRA, Marcela Bravo. Análise do impacto das decisões judiciais sobre o orçamento da União no caso de saúde pública: Possibilidades e contingenciamento dos riscos. Revista Tributária e de Finanças Públicas, ano 20, volume 102, p. 15-40, 2012.

LORENZETTI, Ricardo Luis. Teoria da Decisão Judicial: Fundamentos de Direito. Tradução de Bruno Miragem e notas de Claudia Lima Marques. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2009.

POSNER, Richard A. Fronteiras da teoria do direito. Trad. Evandro Ferreira e Silva, Jefferson Luiz Camargo, Paulo Salles e Pedro Sette-Câmara. Rev. Evandro Ferreira e Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

_________. Problemas da filosofia do direito. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Rev. Mariana Mota Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2007a.

_________. Economic analysis of law. 7ª. Ed. New York: Aspen Publishers, 2007b.

_________. A Economia da Justiça. Trad. Evandro Ferreira e Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

_________. How judges think? Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2008.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Trad. Jussara Simões. 4 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

__________. Justiça como equidade: uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

SILVA, Virgílio Afonso da. O Judiciário e as Políticas Públicas: entre Transformação Social e Obstáculo à Realização dos Direitos Sociais. In Direitos Sociais: Fundamentos, Judicialização e Direitos Sociais em Espécie. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008

SUNSTEIN, Cass e HOLMES, Stephen. El Costo de Los Derechos: Por qué la libertad depende de los impuestos. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9601/2017.v3i1.1845

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.