A Importância da Educação Superior Emancipatória no Processo de Superação da Crise Interna do Direito e do Pensamento Jurídico: Um Caminho Através da Metodologia Jurisprudencialista de António Castanheira Neves

Rômulo Geraldo Pereira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo principal chamar a atenção da sociedade (em especial da comunidade acadêmica) para a importância da educação superior emancipatória no processo de superação da crise interna do direito e do pensamento jurídico e demonstrar que a metodologia jurisprudencialista de António Castanheira Neves, ao propor uma abordagem critico-reflexiva do sentido e da função do direito, se apresenta como alternativa metodológica que pode contribuir para o êxito da formação superior emancipatória, pois ao assumir a compreensão do direito através de um pensamento reflexivo desenvolve a consciência crítica do jurista sobre os próprios fundamentos deste sistema social. Assim, para alcançar o objetivo proposto inicialmente será analisada a crise interna que atinge o direito e o pensamento jurídico. Na sequencia será analisada a necessidade de se reconstituir criticamente o sentido do direito. Já no terceiro capítulo será demonstrada a importância da educação superior emancipatória para a superação da crise do direito e do pensamento jurídico e como a metodologia jurisprudencialista de A. Castanheira Neves pode contribuir para o desenvolvimento de uma educação superior emancipatória.

Palavras-chave


Direito; Pensamento jurídico; Crise; Superação, Educação superior emancipatória, Metodologia jurisprudencialista de antónio castanheira neves

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, L. A. Para além do positivismo jurídico... A metodologia jurisprudencialista de A. Castanheira Neves: reconstruindo o sentido do direito na contemporaneidade. Artigo apresentado durante as aulas do primeiro semestre (ano de 2014) do Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna – MG.

BARROSO, L. A; CUNHA, Mirlir. A crítica como pressuposto de uma formação superior emancipatória: os limites da educação jurídica no Brasil diante do desenvolvimento do ensino à distancia. Disponível em: http://www.ismat.pt/images/PDF/jurismat4_opt.pdf. Acesso em 10 de março de 2015.

CASTANHEIRA NEVES, António. O papel do jurista no nosso tempo. In: NEVES, A. Castanheira (Org.). Digesta: escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Coimbra: Coimbra Editora, 2010, v. 1.

________. Questão-de-Fato – Questão-de-Direito – ou o Problema Metodológico da Juridicidade (Ensaio de uma reposição crítica). Coimbra: Livraria Almedina, 1967.

COELHO, Nuno M. M. S. O princípio ontológico da historicidade radical e o problema da autonomia do direito: ensaio de aproximação filosófica do jurisprudencialismo. Revista da Faculdade de Direito da UFMG. n. 47, 2005. Disponível em: http://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/228. Acesso em 05 de junho de 2015.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. Tradução: Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2015.v1i1.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.