A Importância da Educação Superior Emancipatória no Processo de Superação da Crise Interna do Direito e do Pensamento Jurídico: Um Caminho Através da Metodologia Jurisprudencialista de António Castanheira Neves
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BARROSO, L. A. Para além do positivismo jurídico... A metodologia jurisprudencialista de A. Castanheira Neves: reconstruindo o sentido do direito na contemporaneidade. Artigo apresentado durante as aulas do primeiro semestre (ano de 2014) do Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna – MG.
BARROSO, L. A; CUNHA, Mirlir. A crítica como pressuposto de uma formação superior emancipatória: os limites da educação jurídica no Brasil diante do desenvolvimento do ensino à distancia. Disponível em: http://www.ismat.pt/images/PDF/jurismat4_opt.pdf. Acesso em 10 de março de 2015.
CASTANHEIRA NEVES, António. O papel do jurista no nosso tempo. In: NEVES, A. Castanheira (Org.). Digesta: escritos acerca do direito, do pensamento jurídico, da sua metodologia e outros. Coimbra: Coimbra Editora, 2010, v. 1.
________. Questão-de-Fato – Questão-de-Direito – ou o Problema Metodológico da Juridicidade (Ensaio de uma reposição crítica). Coimbra: Livraria Almedina, 1967.
COELHO, Nuno M. M. S. O princípio ontológico da historicidade radical e o problema da autonomia do direito: ensaio de aproximação filosófica do jurisprudencialismo. Revista da Faculdade de Direito da UFMG. n. 47, 2005. Disponível em: http://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/228. Acesso em 05 de junho de 2015.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. Tradução: Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.