JUSTIÇA SOCIAL NA ORDEM ECONÔMICA BRASILEIRA E A BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO

Conteúdo do artigo principal

Roberto Beijato Junior
Elisaide Trevisam
http://orcid.org/0000-0002-6909-7889

Resumo

O Brasil, cuja Constituição da República tem como fundamento a dignidade da pessoa humana, tem por dever promover os valores sociais para e efetivação da democracia como forma de justiça. O objetivo dessa reflexão é demonstrar que, diante da ordem econômica, deve estar assegurado os valores supremos de toda a sociedade. Isso implica em um Estado que busca trazer políticas públicas asseguradoras que efetivem a vivência de uma cidadania justa e igualitária. Para alcançar um melhor resultado da reflexão, por meio da pesquisa bibliográfica, esse trabalho utilizou-se do método hipotético-dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BEIJATO JUNIOR, Roberto; TREVISAM, Elisaide. JUSTIÇA SOCIAL NA ORDEM ECONÔMICA BRASILEIRA E A BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO. Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 19–36, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2017.v3i2.3867. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/HermeneuticaJuridica/article/view/3867. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roberto Beijato Junior, Faculdade Escola Paulista de Direito - EPD

Mestre e Doutorando em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor e coordenador do Núcleo de Iniciação Científica da Graduação em Direito da Faculdade Escola Paulista de Direito (EPD).

Elisaide Trevisam, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutora em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direitos Humanos. Especialista em Direito do Trabalho. Coordenadora do Curso de Direto e Docente Colaboradora do PPGD da Faculdade Escola Paulista de Direito. Pesquisadora nas áreas de Direitos Humanos e Filosofia do Direito atuando nos temas: Tolerância. Interculturalismo. Ética e Responsabilidade. Direito e solidariedade. Convivência humanitária. Proteção dos direitos fundamentais. Dignidade humana. Exercício da cidadania. Cidadania planetária. Direitos das minorias. Movimentos Sociais. Trabalho Escravo Contemporâneo. Direito dos Refugiados. Complexidade, transdisciplinaridade e transversalidade.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2011.

BAGNOLI, Vicente. Direito Econômico. São Paulo: Atlas, 2011.

CASTILHO, Ricardo. Justiça social e distributiva: desafios para concretizar direitos sociais. São Paulo: Saraiva, 2009.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos, São Paulo: Saraiva, 1999.

CONSTITUCIÓN POLÍTICA DE LOS ESTADOS UNIDOS MEXICANOS. Disponível em: <http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf/1.pdf>. Acesso: 05 Ago. 2017.

DUARTE, Ruth e DUARTE, Frederico. A ingerência do fator econômico na dita justiça social. Disponível em: < https://www.ibccrim.org.br/busca?tipo=Artigos&titulo=A+inger%EAncia+do+fator+econ%F4mico+na+dita+justi%E7a+social&autor=>. Acesso: 24 Jun. 2017.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1997.

MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2009

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo jurídico do princípio da igualdade. São Paulo: Malheiros, 2011.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2010.

NEPP-HD. Núcleo de estudos de políticas públicas em direitos humanos. Disponível em: <http://www.nepp-dh.ufrj.br/anterior_sociedade_nacoes1.html>. Acesso: 05 Ago. 2017.

PINHEIRO, Maria Cláudia Bucchianeri. A Constituição de Weimar e os direitos fundamentais sociais. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/9014/a-constituicao-de-weimar-e-os-direitos-fundamentais-sociais/2>. Acesso: 31 Jul. 2017.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de direito. São Paulo: Saraiva, 2004.

REALE JÚNIOR, Miguel. Casos de Direito Constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

SILVA, José Afonso da. Comentário Contextual à Constituição. São Paulo: Malheiros, 2008.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2014.

SMITH Adam. A riqueza das nações. Tradução de Maria Teresa Lemos de Lima. Curitiba: Juruá, 2011.

SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton. Teoria do direito. São Paulo: Saraiva, 2009.

TREVISAM, Elisaide. Trabalho escravo no Brasil contemporâneo: entre as presas da clandestinidade e as garras da exclusão. Curitiba: Juruá, 2015.