DIREITO-DEVER FUNDAMENTAL E HUMANO DO AMBIENTE E O BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE BRASILEIRO

Main Article Content

Leonardo Furian

Abstract

O presente artigo versa sobre o bloco de constitucionalidade brasileiro e os tratados de direito do ambiente, sob a perspectiva da Constituição brasileira de 1988 que possui cláusula de abertura do catálogo dos direitos fundamentais. A questão proposta é se as Convenções de direito ambiental ingressam no ordenamento jurídico nacional em que hierarquia: legal, constitucional ou supralegal. Discute-se com os argumentos da doutrina, que se debruça sobre a temática mais ampla dos tratados de direitos humanos desde o Congresso Constituinte e resume-se a evolução jurisprudencial do STF até os julgados mais recentes. A pesquisa é bibliográfica e a metodologia analítica.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
FURIAN, Leonardo. DIREITO-DEVER FUNDAMENTAL E HUMANO DO AMBIENTE E O BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE BRASILEIRO. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 1, p. 118–138, 2020. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9628/2020.v6i1.6717. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/6717. Acesso em: 19 jan. 2025.
Section
Artigos
Author Biography

Leonardo Furian, Mestre em direito URI - Santo Ângelo

Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrado do Alto Uruguai em Santo Ângelo-PPGD-URI, especialização em Direito Público-EAD pela UNB (ênfase em direito previdenciário) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003/2). Participou de grupos de pesquisa em Direito Constitucional (PUC/RS e AJURIS) com apresentação de trabalhos e publicação de artigo. Atualmente é Procurador Federal da Advocacia-Geral da União - AGU, lotado na Procuradoria Seccional Federal de Santo Ângelo. Tem experiência na área de direito público, com ênfase em direito público.