DO TEMPO DO DIREITO AO TEMPO DOS RIOS VOADORES: AS ÁGUAS DA AMAZÔNIA À MARGEM DA LEI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir acerca do vácuo temporal existente entre o tempo do Direito e o tempo dos avanços científicos relacionados à natureza, especificamente, acerca das águas em estado de vapor produzidas na região amazônica e a sua importância para a manutenção do modelo de vida hodierno, visando despertar sobre a necessidade de um novo paradigma de governança capaz de articular ferramentas para dotar de valor econômico as águas em estado gasoso enquanto instrumento de política social e econômica para a preservação da floresta amazônica como mecanismo de pagamento por serviços ambientais prestados para o continente.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ANA – Agência Nacional de Águas (2016a). Água e gestão: água conhecimento para gestão. Pagamento por serviços ambientais. Disponível em: <https://www.aguaegestao.com.br/sites/default/files/pagamento.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2016.
______(2016b). Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas. Disponível em <http://produtordeagua.ana.gov.br/Oques%C3%A3oPSA.aspx>. Acesso em: 15 ago. 2018.
______(2016c). Região hidrográfica amazônica. Disponível em: <http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/amazonica.aspx>. Acesso em: 15 ago. 2018.
______(2012). Manual Operativo do Programa Produtor de Água. 2. ed. Brasília: ANA, 2018.
BARROS, W. P. A água na visão do direito. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, 2005.
BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997 (1997). Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 jan. 1997.
CAMPOS, Nilton. Política de águas. CAMPOS, Nilson; STUDART, Ticiana (Orgs.). Gestão de águas: princípios e práticas. Porto Alegre: ABRH, 2015.
CANDOTTI, Ennio. Ciência e tecnologia no Amazonas. SILVA, Osiris M. Araujo da; HOMMA, Alfredo Kongo Oyama (Orgs.). Pan-Amazônia: visão histórica, perspectivas de integração e crescimento. Manaus: [ ], 2015.
FONSECA, Ozório da. Pensando a Amazônia. Manaus: Valer, 2014.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2014.
MIGUEIS, Roberto (2011). Geografia do Amazonas. Manaus: Valer, 2011.
NOBRE, Antônio Donato (2014). O futuro climático da Amazônia: relatório de avaliação científica. Lima: Articulación Regional Amazónica (ARA). Disponível em: <http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/428-o-futuro-climatico-da-amazonia>. Acesso em: 03 ago. 2018.
OST, François. O tempo do direito. Lisboa: Piaget, 1999.
______. A natureza a margem da lei: a ecologia a prova do direito. Lisboa: Piaget, 1995.
RIOS VOADORES (2016). Disponível em: <http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/>. Acesso em: 15 ago. 2018.
SOLA, Fernanda. Direito das águas na Amazônia. Curitiba: Juruá, 2015.
TUCCI, Carlos E. M (2015). Clima e Recursos Hídricos no Brasil. Coleção Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, V.9. Porto Alegre: ABRH, 2015.
VILLAR, Pilar Carolina. Aquíferos transfronteiriços: governança das águas e o aquífero Guarani. Curitiba: Juruá, 2015.