BREVE ANÁLISE DOS SENTIDOS DA JUSTIÇA EM ARISTÓTELES E AS PERSPECTIVAS NA JUSTIÇA AMBIENTAL

Conteúdo do artigo principal

Laíza Bezerra Maciel
Bianor Saraiva Nogueira Júnior
Alessandra Mazzaro de Souza Braz

Resumo

Sob a visão de Aristóteles, a justiça é essencial para construção de uma sociedade justa e virtuosa. A justiça envolve buscar o equilíbrio na distribuição de bens e recursos e a correção de injustiças na sociedade. Os sentidos de justiça, descritos por Aristóteles, podem ser relacionados à Justiça Ambiental, um movimento social que visa garantir a equidade na distribuição dos impactos ambientais negativos sobre as comunidades mais vulneráveis. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da concepção aristotélica de justiça para a construção do entendimento de justiça ambiental. Para a elaboração do trabalho, utilizou-se o método dedutivo, o qual visou compreender as contribuições das ciências jurídicas, a partir do estudo de obras e pesquisas interdisciplinares. Por fim, constatou-se que os conceitos de justiça, sob a visão de Aristóteles, auxiliam na interpretação e na construção principiológica da Justiça Ambiental como um movimento em prol de interesses coletivos.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
BEZERRA MACIEL, Laíza; SARAIVA NOGUEIRA JÚNIOR, Bianor; MAZZARO DE SOUZA BRAZ, Alessandra. BREVE ANÁLISE DOS SENTIDOS DA JUSTIÇA EM ARISTÓTELES E AS PERSPECTIVAS NA JUSTIÇA AMBIENTAL. Revista Cidadania e Acesso à Justiça, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-026X/2024.v10i2.10876. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/acessoajustica/article/view/10876. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Laíza Bezerra Maciel, Universidade do Estado do Amazonas

Advogada. Bacharela em Direito pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Bianor Saraiva Nogueira Júnior, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental (PPGDA) e da Escola de Direito (ED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Procurador Federal na Advocacia Geral da União (AGU).

Alessandra Mazzaro de Souza Braz, Universidade do Estado do Amazonas

Advogada. Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)