Acesso à Justiça: Diretrizes para Alcançá-lo em Matéria Penal
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas diretrizes para se alcançar o acesso à justiça em matéria penal. A partir do método de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, verificou-se a diferença entre “acesso à justiça” e “acesso ao Judiciário” e quais são os principais obstáculos para alcançar aquele primeiro. Concluiu-se que os métodos alternativos de solução de conflitos, a adoção de procedimento específico para causas de particular importância social, assim como a consagração dos princípios da oralidade e da intervenção mínima constituem ferramentas importantes para se alcançar o acesso à justiça na esfera criminal, desde que previstas em lei.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALVIM, Carreira. Elementos de Teoria Geral do Processo. 7a ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2000.
BATISTA, Nilo. Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 1990, 3a ed., 1996.
BATISTA, Weber Martins; FUX, Luiz. Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Suspensão Condicional do Processo. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
CALAMANDREI, Piero. Instituições de Direito Processual Civil. Trad. Douglas Dias Ferreira. Vol. I. Campinas – SP: Bookseller, 2003.
CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de Direito Processual Civil. Vol. I. 3a ed. Tradução por Paolo Capitanio. Campinas/SP: Bookseller, 2002.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.
CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. 10a ed. São Paulo: Malheiros, 1994.
DIAS, Jorge de Figueiredo. Questões Fundamentais de Direito Penal Revisitadas. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.
FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Arbitragem, Jurisdição e Execução. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.
GRINOVER, Ada Pellegrini. A Conciliação Extrajudicial no Quadro Participativo. In Participação e Processo. Coordenação de Ada Pellegrini Grinover, Cândido Rangel Dinamarco e Kazuo Watanabe. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1988.
MIRABETE, Júlio Fabbrini. Juizados Especiais Criminais. São Paulo: Atlas, 2002.
MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. Vol. I. 8a ed. São Paulo: Editora revista dos Tribunais, 1978.
MORAES, Silvana Campos. Juizado de Pequenas Causas. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1991.
NALINI, José Renato. O Juiz e o Acesso à Justiça. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1994.
PORTANOVA, Rui. Princípios do Processo Civil. 4a.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.
PRADO, Luiz Régis. Curso de Direito Penal Brasileiro – Parte Geral. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.
SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil. 18 ed. Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 1997.
SILVA, Marco Antônio Marques da. Acesso à Justiça Penal e Estado Democrático de Direito. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2001.
TUCCI, José Rogério Cruz e. Tempo e Processo: uma análise empírica das repercussões do tempo na fenomenologia processual (civil e penal). São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.
WATANABE, Kazuo. Acesso à Justiça e Sociedade Moderna. In Participação e Processo. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1988.