Ação Judicial do Imigrante Haitiano: Aspectos do Depoimento e da Tradução na Justiça do Trabalho
Contenido principal del artículo
Resumen
O trabalho que se põe a público investiga as dificuldades na comunicação do trabalhador imigrante haitiano quando busca reparar lesão a seus direitos perante a Justiça do Trabalho no Brasil. Explicita o papel do Poder Judiciário nas demandas dos estrangeiros, especificando as ações perante a Justiça do Trabalho, bem como a necessidade de intérpretes, ante as dificuldades de comunicação. Discorre, também, sobre as demandas judiciais trabalhistas dos haitianos, relacionando casos ocorridos perante o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná), no primeiro grau de jurisdição. Como referencial teórico, o estudo se orienta pela teoria dos direitos e garantias fundamentais, especialmente pelo aspecto do acesso à Justiça. Quanto à metodologia, utiliza-se o método dedutivo na abordagem e no procedimento o método descritivo, com técnica bibliográfica. Traduz a investigação tema de relevante atualidade para o Brasil, no sentido de levantar a questão de como deve ser garantido ao imigrante o acesso à Justiça, pela compreensão de sua fala.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BEBER, Júlio César. Princípios do processo do trabalho. São Paulo: LTr, 1997. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
GERMANI, Gino. Sociologia da modernização: estudos teóricos, metodológicos e aplicados a América Latina. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
GRONDIN, Marcelo. Haiti: cultura, poder e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PEIXOTO, João. As teorias explicativas das migrações: teorias micro e macro- sociológicas. Disponível em:
<https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/2037/1/wp200411.pdf>. Acesso em 13 jun.2015.
RODRIGUES PINTO, José Augusto. Processo trabalhista de conhecimento. 7ª ed. São Paulo: LTr, 2005.
SASAKI, Elisa Massae; ASSIS, Gláucia de Oliveira. Teorias das migrações internacionais. Disponível em:
<http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2000/Todos/migt16_2.pdf>. Acesso em 13 jun. 2015.
SCHIAVI, Mauro. Manual de Direito Processual do Trabalho. São Paulo: LTr, 2008.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Lógico-Philosophicus. Tradução e apresentação de José Arthur Giannotti. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ Universidade de São Paulo, 1968.