GOVERNANÇA E CONTROLE DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES NAS LICITAÇÕES

Conteúdo do artigo principal

Marcos Vinícius de Jesus Miotto
https://orcid.org/0000-0003-2921-6860
Luis Felype Fonseca Costa
https://orcid.org/0009-0006-1352-6273
Arthur Pires
https://orcid.org/0009-0008-7740-9804

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo refletir acerca da importância e dos desafios na implementação do princípio da segregação de funções nas licitações realizadas no âmbito da Administração Pública. Busca-se, com isso, analisar o conceito e os desdobramentos da segregação de funções, especialmente a partir da verificação de suas vantagens e desvantagens, com destaque para eventuais obstáculos que podem ser encontrados, principalmente, em repartições públicas menores. Nesse sentido, a pesquisa se justifica diante da necessidade de contribuir para uma melhor organização e eficiência administrativa, evidenciando como tarefas claramente definidas e responsabilidades bem distribuídas podem melhorar o desempenho e a qualidade dos serviços públicos. Para tanto, o método empregado foi o dedutivo, associado às pesquisas bibliográfica e legislativa, com um tratamento qualitativo dos dados obtidos. Verificou-se que a implementação eficaz da segregação de funções exige um compromisso institucional robusto e a adoção de políticas claras que estabeleçam responsabilidades distintas para cada fase do processo licitatório. Conclui-se, ao final, que, apesar dos desafios, a segregação de funções é uma prática indispensável para assegurar a transparência e a integridade das licitações, contribuindo para a boa governança e a confiança da sociedade nos processos de contratação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MIOTTO, Marcos Vinícius de Jesus; FONSECA COSTA, Luis Felype; PIRES, Arthur. GOVERNANÇA E CONTROLE DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES NAS LICITAÇÕES. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2024.v10i1.10705. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/10705. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luis Felype Fonseca Costa, Centro Universitário de Jales - UNIJALES

Graduando em Direito pelo Centro Universitário de Jales.

Arthur Pires, Centro Universitário de Jales - UNIJALES

Graduando em Direito pelo Centro Universitário de Jales.