Um PARA ALÉM DAS SMART CITIES: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS E DEMOCRÁTICAS

Conteúdo do artigo principal

Késia Mábia Campana
https://orcid.org/0000-0002-3335-1566
Elenise Felzke Schonardie

Resumo

RESUMO: O artigo tem por objetivo o exame para além da coexistência entre sociedade e tecnologia, ou seja, para além das versatilidades, atributos e externalidades das smart cities. Com lastro na teoria crítica da tecnologia proposta por Feenberg, desbravam-se as possibilidades de democratização das tecnologias, demonstrando que as smart cities também são ferramentas para reivindicações estruturais dos citadinos, pois contribuem para novas frentes de humanização e inclusão. Para aperfeiçoar tal desiderato, recorre-se à filosofia sennettiana para a construção de cidades mais abertas, plurais, éticas e modestas, mediante a participação conjunta entre técnicos e leigos. Por fim, a articulação orquestra alguns exemplos de smart cities mundiais, cuja alavanca triunfante elegeu, dentre outros atributos, a educação como antídoto apto ao combate das externalidades urbanas.


PALAVRAS-CHAVES: Construtivismo; Democracia; Inclusão social; Smart Cities; Tecnocracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMPANA, Késia Mábia; SCHONARDIE, Elenise Felzke. Um PARA ALÉM DAS SMART CITIES: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS E DEMOCRÁTICAS. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2024.v10i1.10714. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/10714. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Késia Mábia Campana, UNIJUÍ

Mestre e doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Pós-graduada em Direito Civil pela União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC), atual Faculdades Integradas de Cacoal e em Direito Ambiental e Urbanístico pelo Instituto Damásio de Direito. Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus de Ji-Paraná (extinto). Advogada e Procuradora do Município de Cacoal/Rondônia.

Elenise Felzke Schonardie, UNIJUÍ

Doutora em Ciências Sociais, Mestre em Direito, Professora permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, vinculada à linha de pesquisa “Democracia, Novos Direitos e Desenvolvimento”; Professora do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ; Advogada.