O Trabalho Informal na Cidade Fortaleza: Entre o Saneamento Urbano, Políticas Públicas e a Filosofia (1880-1910)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BARBOSA, Marta Emisia Jacinto. Cidade na contramão: Fortaleza nas primeiras décadas do século XX. Dissertação de Mestrado: PUC/SP, 1996.
BARROSO, Gustavo. Memórias de Gustavo Barroso. Fortaleza: Governo do Estado do Ceará, 1989.
BERGSON, Henri. O riso; ensaio sobre a significação do cômico. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
BITTAR, Eduardo; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2011.
CAMINHA, Adolfo. A normalista. São Paulo: Três Editoras, 1973 (Col. Obras Imortais de Nossa Literatura, 9).
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder. São Paulo: Brasiliense, 1984.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault – Filosofia e política. Rio de Janeiro: Autêntica, 2011.
LEMENHE, Maria Auxiliadora. As razões de uma cidade: Conflito de hegemonias. Fortaleza: Stylus Comunicações, 1991.
MENEZES, Raimundo de. Coisas que o tempo levou... (Crônicas históricas da Fortaleza antiga). Fortaleza: Edésio Editor, 1938.
NEVES, Frederico de Castro. A multidão e a história: saques e outras ações de massas no Ceará. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
PINTO, Maria Inez Borges. Cotidiano e sobrevivência: a vida do trabalhador pobre na cidade de São Paulo, 1890-1914.São Paulo: Edusp, 1994.
PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza belle époque: reformas urbanas e controle social (1860-1930). Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha/Multgraf Editora, 1993.
RIOS, Kênia Sousa. Isolamento e poder: Fortaleza e os campos de concentração na seca de 1932. Dissertação de Mestrado em História Social. São Paulo: PUC/SP, 1998.
THEOPHILO, Rodolpho. Varíola e vacinação no Ceará. – Ed. Fac-sim. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 1997.