Minorias Religiosas e Laicidade Estatal: Proteção à Liberdade de Crença e Tolerância Religiosa no Brasil Contemporâneo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A religião sempre esteve presente nos relacionamentos humanos ao longo da história e, do mesmo modo, nos conflitos e manifestações de intolerância. Neste estudo, buscamos traçar uma visão sobre religião, liberdade religiosa e tolerância, destacando especialmente o relacionamento entre os adeptos de grupos religiosos minoritários, mais especialmente ainda mencionando situação de conflito instalada entre adeptos de cultos afro e fiéis ligados à igrejas evangélicas, de recente expansão na realidade brasileira. Vislumbrar que tipo de desdobramento esses elementos possam vir a ter no futuro é um dos objetivos desse estudo, bem como identificar alguns aspectos de intolerância religiosa no mundo
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALMEIDA, Ronaldo Romulo de. A universalização do Reino de Deus. Dissertação de mestrado em Sociologia. Campinas: Unicamp, 1995.
BARROS, Alberto Ribeiro. Direito e poder em Jean Bodin: o conceito de soberania na formação do estado moderno. São Paulo: EDUSP, 1999.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. São Paulo: Campus, 1987.
CONTRERAS MAZARIO, José Maria. Las Naciones Unidas y la Protección de las Minorias Religiosas, Valencia: Tirant lo Blanch, 2004.
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GIERKE, Otto von. Teorias Políticas de la Edad Media. Madrid: Centro de Estúdios Constitucionales, 1995.
GRANET, Marcel. A civilização chinesa. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1979.
KAMEN, Henry Arthur Francis. Nacimiento y desarrollo de la tolerancia en la Europa Moderna. Madrid: Alianza Editorial, 1991.
LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
LOUTH, Patrick. A civilização dos germanos e dos vikings. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1979.
MACHADO, Jonatas Eduardo Mendes. O regime concordatário entre a “libertas ecclesiae” e a liberdade religiosa. Coimbra: Coimbra, 1993,
MARIANO, Ricardo. Análise sociológica do crescimento pentecostal no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2001.
MARTINEZ DE PISÓN, José. Tolerância y derechos fundamentales en las sociedades multiculturales. Madrid: Tecnos, 2001.
MINHOTO, Antonio Celso Baeta. O federalismo brasileiro e a questão das competências constitucionais relativas à acessibilidade e inclusão social do portador de deficiência. São Paulo: Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, 2008.
MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. Tomo IV. Coimbra: Coimbra, 2000.
OTTO, Rudolf. O Sagrado: um estudo do elemento não-racional na idéia do divino e a sua relação com o racional. (tradução: Prócoro Velasquez Filho). São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.
PRANDI, Reginaldo. As religiões afro-brasileiras e seus seguidores. Revista Civitas, v. 3, nº 1, Jun-2003, Porto Alegre.
RIO, João do (Paulo Barreto). As Religiões no Rio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, Coleção Biblioteca Manancial nº 47, 1976.
SCHLEIERMACHER, Friedrich. Sobre a Religião. São Paulo: Fonte Editorial, 2000.
SODRÉ, Muniz. Por um conceito de Minoria. in “Comunicação e Cultura das Minorias”,
Raquel Paiva e Alexandre Barbalho (orgs.), São Paulo: Paulus, 2005.
TAYLOR, Charles. A política do reconhecimento. in “Multiculturalismo”, K. Anthony Appiah (org), Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WITTGENSTEIN. Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: EDUSP, 2001.