Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Perspectivas para os Países Emergentes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BAIN & COMPANY, Bain São Paulo. Disponível em: http://www.bain.com/offices/saopaulo/pt/index.aspx/. Acessado em 28/05/2016.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 5.
BELLEN, Hans Michael Van. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de avaliação. 2003, p. 71. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v7n1/23537.pdf. Acessado em 31/05/2016. Acessado em 28/05/2016.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mme.gov.br/. Acessado em 28/05/2016.
COHEN, C. A. M. J. Padrões de consumo: desenvolvimento, meio ambiente e energia no Brasil. 2002, p. 224. Tese (Doutorado em Ciência em Planejamento Energético) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
DIAS, Reinaldo. Sustentabilidade - origem e fundamentos; educação e governança global; modelo de desenvolvimento. Editora: Atlas. 2015, p. 45.
ESTADÃO, Economia do Portal do. Economia e Negócios. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,brasil-pode-ser-a-quarta-economia-global-ate-2050-diz-pwc,144220e. Acessado em 28/05/2016.
GOLDEMBERG, J.; LUCON, O. Energia e meio ambiente no Brasil. Estudos Avançados, v. 21, n. 59, p.7-20, 2007.
IGNATIOS, Miguel. Um governo autossuficiente. Gazeta Mercantil, 11 maio 2006, p. A-3.
LIEBREICH, Michael. Bloomberg New Energy Finance, 14 janeiro, 2016. Disponível em http://www.bloomberg.com/company/new-energy-outlook/. Acessado em 28/05/22016.
MARTINS, F. R.; GUARNIERI, R. A.; PEREIRA, E. B. O aproveitamento da energia eólica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p.1304-1 a 1304-13, 2008.
MATRIZ brasileira tem apenas 3% de energias alternativas. A Tarde. Caderno de Economia, 30 abr. 2006.
MOURA, L. G. V.. Indicadores para a avaliação da sustentabilidade em sistemas de produção da agricultura familiar: o caso dos fumicultores de Agudo. Dissertação de mestrado. Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002, p. 28.
SANTOS, T. Organizações da sociedade civil e as construções teóricas contemporâneas acerca da sustentabilidade. Anais VI Conferência Regional de ISTR Para América Latina Y El Caribe. Salvador, 2007.
SILVA, D. da, C. C., Sc: Sustentabilidade Corporativa. In: Anais VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT, Resende, RJ, 2009, p.5.