Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil.

Contenido principal del artículo

Alice de Siqueira Khouri
Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno

Resumen


O presente artigo se dedica ao estudo da tensão entre a segurança e a correção das decisões judiciais, especificamente com relação ao princípio da moralidade que possui grande indeterminação jusfilosófica no momento de sua aplicação. Estuda-se neste ensaio a flexibilidade do princípio da moralidade que implica um espaço para a discricionariedade judicial tendente ao arbítrio na medida em que extrapola os limites impostos pela separação de poderes em um  estado que se intitule democrático de direito. Referida análise é concluída com o exemplo concreto da Súmula Vinculante nº 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
KHOURI, Alice de Siqueira; TRIVISONNO, Alexandre Travessoni Gomes. Moralidade, discricionariedade e os limites da função jurisdicional no contexto do Estado Democrático de Direito: o caso da Súmula Vinculante nº 13 no Brasil. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 348–375, 2017. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.489. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3789. Acesso em: 21 dic. 2024.
Sección
Artigos