INTRODUÇÃO AO DIREITO COMO CIÊNCIA SOCIAL 50 anos depois: em homenagem aos 90 anos de Cláudio Souto
Contenido principal del artículo
Resumen
O objeto de investigação foi o livro Introdução ao Direito como Ciência Social, de 1971. A hipótese foi a de que esse trabalho foi um divisor na obra do autor estudado. O livro contém as pesquisas anteriores e, ao mesmo tempo, projeta as investigações posteriores. Essa é uma razão, entre outras possíveis, que justifica nossa escolha. O objetivo geral consistiu em mostrar a que tradição sociológica Souto se alinha e, em que medida, o autor deu continuidade de modo original ao procurar determinar qualitativamente ou substantivamente o conteúdo de algo que pode ser chamado direito vivo ou simplesmente direito.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
EHRLICH, Eugen. Fundamentos da Sociologia do Direito. Brasília: UnB, 1986.
LÉVY-BRUHL, Henri. Sociologia do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
SOUTO, Cláudio. Da Inexistência Científico-Conceitual do Direito Comparado: conceituação do indagar comparativo mais específico da Ciência do Direito. Recife, 1956.
SOUTO, Cláudio. Da Irrealidade Jurídico-Definitiva do Direito Natural: nova visualização do fenômeno jusnaturalista. vol. I, Recife: Imprensa Universitária, 1958.
SOUTO, Cláudio. Da Irrealidade Jurídico-Definitiva do Direito Natural: nova visualização do fenômeno jusnaturalista. vol. II, Recife: Imprensa Universitária, 1960.
SOUTO, Cláudio. As Imunidades Parlamentares. Recife: Imprensa Universitária, 1962.
SOUTO, Cláudio. Introdução Crítica ao Direito Internacional Privado. Recife: Imprensa Universitária, 1964.
SOUTO, Cláudio. Fundamentos da Sociologia Jurídica. Recife: Imprensa Universitária, 1968.
SOUTO, Cláudio. Introdução ao Direito como Ciência Social. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1971.
SOUTO, Cláudio. Teoria Sociológica Geral. Porto Alegre: Editora Globo, 1974.
SOUTO, Cláudio. Teoria Sociológica do Direito e Prática Forense. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1978.
SOUTO, Cláudio. O que é pensar sociologicamente. São Paulo: EPU, 1987.
SOUTO, Cláudio. Ciência e Ética no Direito: uma alternativa de Modernidade. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1992.
SOUTO, Cláudio. Tempo do Direito Alternativo: Uma Fundamentação Substantiva. Porto Alegre: Livraria dos Advogados Editora, 1997a.
SOUTO, Cláudio e SOUTO, Solange. A Explicação Sociológica: uma introdução a Sociologia. São Paulo: EPU, 1985.
SOUTO, Cláudio e SOUTO, Solange. Sociologia do Direito: Uma Visão Substantiva. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1997 b.