A IMPOSIÇÃO DO REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS AOS NUBENTES SEPTUAGENÁRIOS FACE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Conteúdo do artigo principal

Mariana Campos Matoso

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de abordar a imposição do regime de separação legal de bens na perspectiva contemporânea, considerando os princípios da Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso, com considerações sobre a expectativa de vida e o envelhecimento no Brasil, bem como entendimento doutrinário, jurisprudencial e outras conceituações pertinentes. A metodologia utilizada na pesquisa é a indutiva, com pesquisa bibliográfica por coleta de dados literários, artigos, e dispositivos legais. Com o resultado verifica-se a necessidade de revogação da norma que impõe o regime de separação obrigatória de bens aos maiores de 70 anos de idade.        

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MATOSO, Mariana Campos. A IMPOSIÇÃO DO REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS AOS NUBENTES SEPTUAGENÁRIOS FACE AO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista de Direito de Família e Sucessão, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 2, p. 64–79, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0227/2021.v7i2.8394. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitofamilia/article/view/8394. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariana Campos Matoso, Universidade de Itaúna

Mestranda em Proteção dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Itaúna. Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Pós-graduada em Direito Civil pela PUC Minas