A Usucapião Familiar e a Figura do Abandono de Lar: Contradições e Ambiguidades
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALVES, Leonardo Barreto Moreira. O fim da culpa na separação judicial: uma perspectiva histórico-jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. São Paulo: Saraiva, 7ª Edição, 2009.
BRASIL. Lei no 10.406/02, de 10 de janeiro de 2002. (Código Civil). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em 23 março. 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
DIAS, Maria Berenice. Usucapião e abandono do lar: a volta da culpa? Disponível em http://www.ibdfam.org.br/_img/artigos. Acesso em 16/08/2015.
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 2015, 23ª edição.
Curso de direito civil brasileiro: Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 2015. 30ª Edição.
FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de direito civil: famílias. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
. Curso de direito civil: famílias. São Paulo: Editora Atlas, 2015. 7ª edição.
KANT DE LIMA, Roberto. Ensaios de Antropologia e de Direito. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2008.
LOBO, Paulo. PEC do divórcio: consequências jurídicas imediatas. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões – RBDFamSuc, n.11, Porto Alegre: Magister/IBDFAM, ago./set. 2009.
LUPETTI, Bárbara Gomes; CORRÊA, Cláudia Franco. “A desjudicialização da usucapião imobiliária: entre a promessa e as dúvidas. Anais do XXIV Encontro Nacional do CONPEDI, Sergipe: 2015. No prelo.
MADALENO, Rolf. A infidelidade e o mito causal da separação. In Revista Brasileira de Direito de Família, Porto Alegre: Síntese-IBDFAM, out-nov-dez, n°11, 2001 p. 350. MIZRAHI, Maurício Luís. Família, matrimonio y divórcio. Buenos Aires: Astrea, 2001.
MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito de família. São Paulo: Saraiva, 1994. 31ª edição
Curso de direito civil: direito de família. São Paulo: Saraiva, 2011. 42ª edição
PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de Direito Civil: Direitos Reais. Rio de Janeiro: Editora Forense, 18ª Edição, 2003.
PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Divórcio: Teoria e Prática. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora GZ, 2010, pág. 28.
. A Emenda Constitucional nº 66/2010: Semelhanças, Diferenças e Inutilidades entre Separação e Divórcio e o Direito Intertemporal, IBDFAM 20 de julho de 2010, Disponível em: <http://www.ibdfam.org.br/?artigos&artigo=647>. Acesso em 15 de agosto de 2015.
ROSA, Alexandre. Amante virtual: (In) Conseqüências no Direito de Família e Penal. Florianópolis: Habitus, 2001. p. 351