TESOUROS DE ÁFRICA PELO MUNDO: A RESTITUIÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL FRENTE AO DIREITO INTERNACIONAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
APPIAH, Kwame Anthony. Whose Culture is it? Em: Whose Culture? Ed. James Cuno. Princeton University Press, 2009, p. 71-86.
CERQUEIRA, Amanda Patrycia Coutinho de. Diáspora africana na espoliação e restituição de bens culturais: um ensaio acerca das discussões contemporâneas. Em: ODEERE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, v. 5, n. 9, junho de 2020, p. 379-390. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5741/4839 Acesso em: 05 abr. 2021.
CORRÊA, Sílvio Marcus de Souza. História, memória e comemorações: em torno do genocídio e do passado colonial no sudoeste africano. Em: Revista Brasileira de História, v. 31, n. 61, 2011, p. 85-103.
COSTA, Karine Lima da. Pensar o patrimônio cultural por meio da repatriação e restituição de bens culturais. Em: Patrimônio e Memória, v. 14, n. 2, julho-dezembro, 2018, p. 256-271. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/876 Acesso em: 05 abr. 2021.
CUNO, James. Whose Culture? The Promise of Museums and the Debate over Antiquities. Princeton: Princeton University Press, 2009.
FERREIRA, Carlos Serrano. Restituição dos bens culturais retirados no contexto do colonialismo: instrumento de desenvolvimento e de diálogo intercultural. Em: Cadernos de Sociomuseologia, v. 47, 2014. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/4534. Acesso em: 05 abr. 2021.
GOSSELIN, Kenneth R. Yale agrees to return hundreds of artifacts to mohegans. 2017. Disponível em: http://www.courant.com/business/hc-biz-yale-mohegan-artifacts-20171117-story.html. Acesso em: 2 abr. 2021.
HICKS, Dan. The British Museums: The Benin Bronzes, Colonial Violence and Cultural Restitution. Londres: Pluto Press, 2020.
MERRYMAN, John Henry. Imperialism, Art and Restitution. New York: Cambridge University Press, 2006.
MINISTERIO DE RELACIONES EXTERIORES. Guatemala logra repatriar piezas arqueológicas robadas. 2017. Disponível em: https://www.minex.gob.gt/noticias/Noticia.aspx?ID=27425. Acesso em: 3 abr. 2021.
MÜLLER, Bernard. Museus, pilhagem colonial e reparações. 2007. Disponível em: http://diplomatique.org.br/museus-pilhagem-colonial-e-reparacoes/. Acesso em: 24 mar. 2021.
MÜLLER, Juliana. Reparações por colonialismo e escravidão nas ex-colônias britânicas do Caribe: uma perspectiva para a descolonização do Direito Internacional. Orientadora Karine de Souza Silva. 168p. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-graduação em Direito, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215175. Acesso em: 24 mar. 2021.
NIKEL, Isabella Pereira. Eu peço pela memória de África: A cultura do imperialismo no museu moderno “universal” a partir do estudo da expropriação cultural e do memoricídio no Reino de Benin. Orientadora Karine de Souza Silva. 112 p. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223131. Acesso em: 23 mar. 2021.
NPR. Yale Returns Machu Picchu Artifacts To Peru. National Public Radio. 2010. Disponível em: https://www.npr.org/2010/12/15/132083890/yale-returns-machu-picchu-artifacts-to-peru. Acesso em: 4 abr. 2021.
NST. Looted Angkor jewellery returned to Cambodia. New Straits Times. 2017. Disponível em: https://www.nst.com.my/world/2017/12/309847/looted-angkor-jewellery-returned-cambodia. Acesso em: 4 abr. 2021.
OGBECHIE, Sylvester Okwunodu. Who Owns Africa's Cultural Patrimony? Em: Critical Interventions, v. 4, 2010, p. 2-3.
ONU. Restitution of works of art to countries victims of appropriation. 1974. Disponível em: https://digitallibrary.un.org/record/190996?ln=en. Acesso em: 5 abr. 2021.
SAVOY, Bénédicte; SARR, Felwine. The Restitution of African Cultural Heritage. Toward a New Relational Ethics. 2018. Disponível em http://restitutionreport2018.com/sarr_savoy_en.pdf. Acesso em: 5 abr. 2021.
SHAW, T. The Contemporary Plundering of Africa's Past. Em: African Archaeological Review, v. 14, n. 1, 1997.
TAHAN, Lina. Challenging Colonialism and Nationalism in Lebanese Archaeological Museums. Em: Near Eastern Archaeology, v. 73, n. 2/3, 2010, p. 195-197. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25754049. Acesso em: 4 abr. 2021.
UDVARDY, M; GILES, L; MITSANZE, J. The Transatlantic Trade in African Ancestors: Mijikenda Memorial Statues (Vigango) and the Ethics of Collecting and Curating Non-Western Cultural Property. Em: American Anthropologist, v. 105, n. 3, 2003, pp. 566-580.
UNESCO. Ethiopia ratifies the UNESCO 1970 Convention to reinforce its fight against illicit trafficking of cultural property. 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/en/member-states/single-view/news/ethiopia_ratifies_the_unesco_1970_convention_to_reinforce_it/. Acesso em: 4 abr. 2021.
UNESCO. Traficantes de arte: pilhagem das identidades dos povos. 2020b. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/2020-4/traficantes-arte-pilhagem-das-identidades-dos-povos. Acesso em: 4 abr. 2021.
UNESCO. Uma Convenção pioneira. 2020a. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/uma-convencao-pioneira. Acesso em: 3 abr. 2021.
UNIDROIT. Convenção sobre Bens Culturais Roubados ou Ilicitamente Exportados. 1995. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3166.htm. Acesso em: 3 abr. 2021.
VICENTE, Álex. Devolução dos tesouros africanos coloca em alerta os museus etnográficos. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/14/cultura/1544801008_489541.html. Acesso em: 05 abr. 2021.
VRDOLJAK, Ana Filipa. International Law, Museums and the Return of Cultural Objects. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.