O Direito Internacional e o Transnacionalismo
Contenido principal del artículo
Resumen
O adensamento dos fluxos transnacionais no cenário internacional traz à tona a grande dificuldade das concepções tradicionais do Direito Internacional em se adequarem à nova realidade social. Estes fluxos vão afirmar a necessidade de se alterar o modelo clássico do Direito Internacional que se centra no Estado por um modelo que consiga se conciliar com o caráter multidimensional e as autoridades difusas das relações internacionais. O direito internacional deve assim expandir seu corpo normativo para incorporar a complexa teia de interdependência e correlação de poder entre os Estados-Nações e outros atores não governamentais que compõem o sistema internacional.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARENAL, Celestino del. Introduccion a las Relaciones internacionales. Madri: Tecnos, 1994.
BRANT, Leonardo N. C. (org.) Terrorismo e Direito: Os Impactos do Terrorismo na Comunidade Internacional e no Brasil – Perspectivas Político-Jurídicas. Rio de Janeiro, Forense, 2003.
BULL, Hedley. A Sociedade Anárquica. Brasília: EdUnB, 2002.
BURTON, John W. “World Society” in KAUPPI, Mark V.; VIOTTI, Paul R. International Relations Theory: Realism, pluralism, globalism. Nova York: 2nd edition, ed. MacMillan Publishing Company, 1993.
KEOHANE, Robert O; NYE JR., Joseph (orgs.) Transnational Relations and World Politics. Harvard: Harvard University Press, 1971.
LAKATOS, Imre. The Methodology of Scientific Research Programmes. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.
LUHMANN, Niklas. Social Systems. Stanford: Stanford University Press, 1995.
MELLO, Celso D. de A. O Direito Internacional Público em Transformação. São Paulo: PUC/RJ; Resenha, 1976
MORGENTHAU, Hans J. A Política Entre as Nações: A Luta pelo Poder e pela Paz. Brasília: EdUnB, 2003.
PELLET, Alain. "As Novas Tendências do Direito Internacional: Aspectos Macrojurídicos" in BRANT, Leonardo N. C. (org.) O Brasil e os Novos Desafios do Direito Internacional. Rio de Janeiro, Forense, 2004.
PELLET, Alain et al. Droit International Public. Paris: LGDJ, 2003.
PEREIRA, Caio M. da S. Instituições de Direito Civil: vol.I. Rio de Janeiro, 1997
ROSENAU, James. Turbulence in World Order. Princenton: Princenton University Press, 1990.
TEUBNER, Gunther (org.). Global Law Without a State. Vermont: Athenaeum Press, 1997.