Integração Regional como Meio de Formação de uma Consciência Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável das Futuras Gerações
Contenido principal del artículo
Resumen
Os Estados agrupam-se em blocos, através de processos de integração regional, especialmente com fim econômico, apresentando-se, assim, como potenciais poluidores do meio ambiente. Precisam, portanto, assumir o compromisso de desenvolvimento sustentável, o que demanda a inserção de políticas internas de educação ambiental, com o fito de conscientizar toda a sociedade para a promoção de mudanças de atitude relacionadas ao meio ambiente. Há por isso, a necessidade de criação de entidades supranacionais com efetivo poder sancionatório como garantia da existência de um meio ambiente sadio.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BIJOS, Leila. Questões de soberania: Hidrelétrica de Belo Monte. 2013.
BOHLKE, Marcelo. Integração regional & autonomia do seu ordenamento jurídico. 1. ed. 5. reimpr. Curitiba: Juruá, 2012.
CARLI, Vilma Maria Inocêncio. A obrigação legal de preservar o meio ambiente. Campinas: Servanda Editora, 2012.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 07/10/2014.
MACHADO, Diego Pereira. Direito da União Europeia. São Paulo: Saraiva, 2013.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 12. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Malheiros, 2004.
MORADILLO, Edilson Fortuna; OKI, Maria da Conceição Marinho. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Quim. Nova, vol. 27, n. 2, 332-336, 2004. Disponível em: <http://submission.quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2004/vol27n2/27-ED02261.pdf>. Acesso em: 28/10/2014.
RAMOS, Leonardo; MARQUES, Sylvia Ferreira e JESUS, Diego Santos Vieira de. A união europeia e os estudos de integração regional. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.
RODRIGUES, Manoel Gonçalves. Educação ambiental e sustentabilidade em países emergentes. In: SEABRA, Giovanni (Org.) Educação ambiental no mundo globalizado. João Pessoa: Editora Universitária, 2009.
SARLET, Ingo Wolfgangs; FENSTERSEIFER, Tiago. Direito constitucional ambiental: constituição, direitos fundamentais e proteção do ambiente. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
SEABRA, Giovanni (Org.). Educação ambiental no mundo globalizado. João Pessoa: Editora Universitária, 2009.
SILVA, José Afonso da. Direito ambiental constitucional. 5. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.