RELENDO O FEMINICÍDIO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE GÊNERO E DOS DISCURSOS DE PODER: MULHERES TRANS E A LACUNA DE PROTEÇÃO JURÍDICA

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Antinolfi Divan
Joana Machado Borlina

Resumo

O presente trabalho se propõe à análise referente à exclusão de mulheres trans da possibilidade de figurarem como sujeitos passivos do crime de feminicídio. Vale-se de uma análise hipotético-dedutiva e de recensão bibliográfica para discutir as possibilidades de uso das acepções contemporâneas de gênero na amplitude das elementares do tipo penal em questão. Em um primeiro tópico, expõe e equivocada e anacrônica noção de sinonímia entre sexo biológico e gênero, e a nociva simplificação consequente das noções. Em um segundo momento, discorre sobre a conjuntura social, política e cultural do patriarcalismo enquanto locus discursivo de poder que colabora para a fixação do padrão normativo sobre gênero. Em sua terceira e última seção, exibe exemplos do estado atual da jurisprudência e da doutrina hegemônica pátrias sobre o tema, exibindo as dificuldades de ruptura e discussão ocasionadas pelo panorama antes exposto, concluindo que a aplicação do feminicídio deve abranger mulheres trans, já que se destina a contornar desiquilíbrio estrutural existente, da mesma forma que necessária para, minimamente, responder a precariedade a que estão expostas.


Palavras-chave: Direito Penal; Feminicídio; Gênero; Mulheres Trans; Patriarcado

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
DIVAN, Gabriel Antinolfi; MACHADO BORLINA, Joana. RELENDO O FEMINICÍDIO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE GÊNERO E DOS DISCURSOS DE PODER: : MULHERES TRANS E A LACUNA DE PROTEÇÃO JURÍDICA. Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0200/2024.v10i2.10956. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitopenal/article/view/10956. Acesso em: 7 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel Antinolfi Divan, Programa de Pós-Graduação em Direito - Universidade de Passo Fundo - RS

Doutor em Ciências Criminais (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo-RS. Pesquisador e Advogado.

Joana Machado Borlina, Universidade de Passo Fundo (UPF-RS)

Mestranda em Direito (UPF-RS). Integrante do Projeto de Pesquisa “"Estado de Direito, Sistemas de Justiça e Crítica Jurídica" (PPGD/UPF-RS).