UMA ANÁLISE DO CASO OLIVERA FUENTES VS. PERU A PARTIR DO DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO

Conteúdo do artigo principal

Letícia Rocha Santos
João Paulo Allain Teixeira

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a sentença do caso Olivera Fuentes vs. Peru, submetido à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) esentenciado em 04 de fevereiro de 2023. O caso, emblemático por envolver um episódio de discriminação por orientação sexual ocorrido em um café de supermercado, suscita importantes discussões sobre a responsabilidade das empresas e do Estado na garantia dos direitos humanos. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, empregando a técnica de análise de conteúdo com o auxílio do software Iramuteq para examinar a decisão da CIDH. O marco teórico foi o direito antidiscriminatório, com contribuição de autoras e autores, como Adilson José Moreira. Os resultados da pesquisa revelam um conflito central na argumentação das partes acerca da responsabilidade do Estado e do papel da empresa na reparação dos danos causados pela discriminação. Além disso, a análise evidencia a necessidade de que a reparação individual seja acompanhada por medidas mais abrangentes, visando a prevenção de novos casos de violação de direitos. A sentença, ao reconhecer a responsabilidade do Estado peruano, destaca a importância da atuação estatal na proteção dos direitos da comunidade LGBT+ e na responsabilização das empresas por atos discriminatórios.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
ROCHA SANTOS, Letícia; ALLAIN TEIXEIRA, João Paulo. UMA ANÁLISE DO CASO OLIVERA FUENTES VS. PERU A PARTIR DO DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO. Revista de Direitos Humanos em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0197/2024.v10i2.10914. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitoshumanos/article/view/10914. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Paulo Allain Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do curso de graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Estágio Pós-Doutoral no CES- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2018). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2005) Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2000). Master em Teorias Críticas do Direito pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha (1998). Líder do grupo de pesquisa Recife Estudos Constitucionais REC - CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Coordenador da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP.