O PROTAGONISMO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NO LITÍGIO ESTRATÉGICO UM ESTUDO DAS CONDENAÇÕES BRASILEIRAS NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (2006-2023)

Conteúdo do artigo principal

Isabelli Martins Galvão dos Santos
Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões

Resumo

Este artigo busca sistematizar e analisar a litigância estratégica em direitos humanos no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Responde ao problema sobre quem são e qual a frequência com que atuaram os peticionários que protagonizaram a litigância estratégica nos casos das condenações do Brasil, na Corte Interamericana de Direitos Humanos (2006-2023)? O percurso metodológico empregado na coleta de dados envolve pesquisa documental, abordagem qualitativa e, como técnica de interpretação dos dados, a Análise de Conteúdo. Os resultados dos 13 relatórios de sentenças analisados demonstram que as Organizações Não-Governamentais subscreveram todas as petições que ensejaram as condenações brasileiras perante Corte Interamericana de Direitos Humanos; que as Organizações Não-Governamentais peticionárias atuam, em regra, em conjunto; que há recorrência de Organizações Não-Governamentais peticionárias e a maioria são brasileiras; Percebeu-se a ausência de atuação das instituições estatais nacionais, do sistema de justiça brasileiro, perante os órgãos regionais de proteção dos direitos humanos, restando limitada a participação como Amicus Curiae, em alguns casos. Concluiu-se que esses atores assumem papel central na litigância estratégica em direitos humanos, no sistema regional, e promovem importante reparação às violações de direitos humanos que ocorrem no Brasil.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS GALVÃO DOS SANTOS, Isabelli; GUIMARÃES QUEIROZ SIMÕES, Helena Cristina. O PROTAGONISMO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NO LITÍGIO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DAS CONDENAÇÕES BRASILEIRAS NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (2006-2023). Revista de Direitos Humanos em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0197/2024.v10i2.10997. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitoshumanos/article/view/10997. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Membro da Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Amapá.