A Defasagem na Tabela de Cálculo do Imposto sobre a Renda Pessoa Física: Uma Afronta às Limitações ao Poder de Tributar e ao Desenvolvimento Econômico e Social
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo recai sobre a problemática da defasagem da tabela de cálculo do imposto sobre a renda pessoa física - IRPF. Nesse diapasão, surgem algumas hipóteses: Como o imposto de renda contribui para o desenvolvimento econômico e social? A atual tabela progressiva se encontra defasada? O tributo tem alcançado seu fim sem? Se buscou averiguar se há defasagem na tabela do IRPF, além de avaliar à luz dos princípios constitucionais se questionada tabela se encontra dentro dos parâmetros da Carta constitucional e do Código Tributário Nacional, verificando em que medida os direitos e as garantias fundamentais podem ser ameaçados.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
AGUILLAR, Fernando Herren. Direito econômico: do direito nacional ao direito supranacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
BOOGI, Cassandra Libel Esteves Barbosa. O imposto de renda pessoa física como instrumento de efetivação da justiça social. Marília: UNIMAR, 2011. Disponível em: <http://migre.me/uASWF>. Acesso em: 08 ago. 2016.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Senado, 2015.
BRASIL. Lei do Imposto de Renda Pessoa Física. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9250.htm>. Acesso em: 04 ago. 2016.
______. Lei que altera o imposto de renda. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11482.htm>. Acesso em: 04 ago. 2016.
______. Lei que altera o imposto de renda. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13149.htm>. Acesso em: 04 ago. 2016.
______. Decreto que regulamenta o imposto de renda. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3000.htm >. Acesso em: 04 ago. 2016.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Desenvolvimento e crise no Brasil: história, economia e política de Getúlio Vargas a Lula. 5. ed. São Paulo: 34, 2003.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. O Direito constitucional como ciência de direcção: o núcleo essencial de prestações sociais ou a localização incerta da socialidade (Contributo para a reabilitação da força normativa da “constituição social”). In: CANOTILHO, J. J. G.;
CORREIA, E. P. B.; CORREIA, M. O. G. (Org.). Direitos fundamentais sociais. São Paulo: Saraiva, 2010.
CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário: linguagem e método. São Paulo: Noeses, 2015.
DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra S.A., 2001.
FEITOSA, Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer. Direito econômico da energia e direito econômico do desenvolvimento. Superando a Visão Tradicional. In: FEITOSA, M. L. P. de A. M.; PEREIRA, M. M. F.; (Org.). Direito econômico da energia e do desenvolvimento: ensaios interdisciplinares. São Paulo: Conceito, 2012.
______. Exclusão social e pobreza nas interfaces entre o direito econômico do desenvolvimento e o direito humano ao desenvolvimento. In: SILVEIRA, V. O. da; SANCHES, S. N.; COUTO, M. B. (Org.). Direito e desenvolvimento no Brasil do século XXI. Brasília: IPEA, 2013.
FOLHA DE SÃO PAULO. Defasagem na tabela do imposto de renda chega a 72,2%, diz sindicato. São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1728189-defasagem-na-tabela-do-imposto-de-renda-chega-a-722-diz-sindicato.shtml>. Acesso em: 01 ago. 2016.
HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. 21ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 35ª ed., Revisada, atualizada e ampliada. São Paulo: Malheiros Editora, 2014.
MORAIS, Gustavo Inácio de. Tabela do Imposto de Renda acumula defasagem de 72%. Estadão. São Paulo: 2016. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/blogs/entenda-seu-ir/tabela-acumula-defasagem-de-72/>. Acesso em: 01 ago. 2016.
NOBRE, Edna Luiza. Previdência Social e Assistência Social aos Desamparados. In: SMANIO, G. P.; BERTOLIN, P. T. M. (Org.). O Direito e as políticas públicas no Brasil. São Paulo: Atlas, 2013.
NÓBREGA, Cristovão Barcelos da. História do imposto de renda no Brasil, um enfoque da pessoa física (1922-2013). Disponível em: <http://www.youblisher.com/p/997520-Historia-do-imposto-de-Renda-no-Brasil/>. Acesso em: 03 ago. 2016.
SANTOS, Maria Aparecida dos. Imposto de renda das pessoas físicas [manuscrito]: análise da tabela anual, no período de 1996 a 2013, à luz dos princípios da capacidade econômica, da progressividade e do não-confisco. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, 2014. Disponível em: < http://dspace.bc.uepb.edu.br /jspui/handle/123456789/8428>. Acesso em: 03 ago. 2016.
SARLET, Ingo Wolfgang. Os direitos sociais como direitos fundamentais: contributo para um balanço aos vinte anos da Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudiencia PublicaSaude/anexo/artigo_Ingo_DF_sociais_PETROPOLIS_final_01_09_08.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2015. 2008.
SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.