Justiça Fiscal Como Mecanismo de Promoção do Desenvolvimento Nacional

Contenido principal del artículo

Bruno Bastos de Oliveira
Edjane Barbosa De Freitas Araújo

Resumen

A necessidade de concretização do projeto de desenvolvimento existente em nossa Carta Magna, não podendo ser entendido apenas no âmbito político, econômico ou social, mas sim no conjunto de todos eles, é premente. Analisando tal situação à luz do Direito Tributário, sua concretização instrumentaliza a efetivação das igualdades e liberdades fundamentais dos contribuintes, por meio do Estado, o qual possui o poder regulador de todo o ordenamento jurídico tributário. Assim, atualmente, o Estado tem sido responsável por delinear e estabelecer limites a um propulsor e desenfreado pseudodesenvolvimento, ao invés de traçar caminhos e métodos efetivos para que o contribuinte possa exercer o direito-dever de pagar tributos de forma justa e humanizada, a partir da materialização da capacidade contributiva. A reforma tributária é umas das principais vias instrumentais de promoção da justiça fiscal em prol do desenvolvimento nacional. Importante assim analisar a justiça fiscal tributária como forma de consolidar um dos objetivos fundamentais da Constituição, que é o desenvolvimento nacional, e em contrapartida o fundamental papel do Estado como detentor de toda competência impositiva no âmbito tributário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
DE OLIVEIRA, Bruno Bastos; ARAÚJO, Edjane Barbosa De Freitas. Justiça Fiscal Como Mecanismo de Promoção do Desenvolvimento Nacional. Revista de Direito Tributário e Financeiro, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 625–643, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2015.v1i1.206. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitotributario/article/view/206. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Bruno Bastos de Oliveira, Faculdade Internacional da Paraíba - FPB / PB.

Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba Professor de graduação e  coordenador do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ da FPB.

Edjane Barbosa De Freitas Araújo, Escola Superio de Advocacia da Paraíba - ESAPB - PB

Mestranda em Direito Econômico. Atualmente é  coordenadora pedagógica da Escola Superior de Advocacia da Paraíba - PB

Citas

BARRAL, Welber (org). Direito e desenvolvimento: análise da ordem jurídica brasileira sob a ótica do desenvolvimento, São Paulo: Singular, 2005.

BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento. São Paulo: Malheiros, 2005.

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 13. ed., São Paulo: Malheiros, 2006.

__________________. Curso de Direito Constitucional, 23. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

BRASIL. Constituição (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm, Acesso em: 08 ago. 2011.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula n° 665. In: Dispõe que é constitucional a taxa de fiscalização dos mercados de títulos e valores mobiliários instituída pela lei 7940/1989. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=jurisprudenciaSumula. Acesso em: 28 ago. 2011.

CARRAZA, Roque Antônio. Curso de Direito Constitucional Tributário, 7. ed. São Paulo: Malheiros, 1995, p. 29.

EMPRESA BRASILIEIRA DE COMUNICAÇÃO, Pobres são mais atingidos pelos impostos indiretos. Agência Brasil. 01 jul 2009 Disponível em: http://direito- vivo.jusbrasil.com.br/noticias/1485696/ pobres-sao-mais-atingidos-pelos-impostos-indiretos, acesso em: 07 de out. 2011.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

JUNIOR, José Celso Cardoso; SANTOS, José Carlos dos; ALENCAR, Joana (org.). Diálogos para o Desenvolvimento: a experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social sob o governo de Lula. Brasília: IPEA: CDES, 2010, v. 2.

MARIA, Elizabeth de Jesus; LUCHIEZI JUNIOR, Álvaro. (Org.). Tributação no Brasil: em busca da justiça fiscal. Brasília, [s.n.], 2010.

MOSCON, Cledi de Fátima Manica. Tributação e cidadania: Justiça Fiscal – Da Utopia à efetivação. Coordenadas sobre o Direito de igualdade em matéria tributária e princípios cons- titucionais como instrumentos a dar efetividade à Justiça fiscal, (s.d). Disponível em: http://www.anfip.org.br/arqs-pdfs/mono_tributacao_cidadania_cledi_02062010.pdf. Acesso em: 19 out. 2011.

NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Direito tributário: estudo de casos e problemas. São Paulo: Bus- hatsky, 1973.

SABBAG, Eduardo. Manual de direito tributário, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SEN, Amartya Kumar. Desenvolvimento como liberdade, tradução Laura Teixeira Motta;

revisão técnica Ricardo Doniselli Mendes, São Paulo: Companhia das Letras