FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, a felicidade e a dor, o amor, a capacidade, entre outros, que iluminam a relação entre todas as pessoas na sociedade aprendizagem e coexistência. Ao adotar essas abordagens, as instituições de ensino têm a oportunidade de enriquecer a experiência educacional, estimulando o desenvolvimento de competências críticas, a habilidade para resolver desafios complexos e a capacidade de tomar decisões éticas. Portanto esse estudo tem como objetivo articular sobre a compreensão dos fundamentos teóricos, desenvolvimento do pensamento crítico, reflexão ética e moral e consciência dos direitos e responsabilidades na educação de maneira comum.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. Manual do Professor. – 4ª Edição. -- São Paulo: Saraiva, 2016; P. 222.
CURADO, Isabela Baleeiro. O método do caso. Rev. Bras. de Casos de Ensino em Administração. FGV, São Paulo. 2011.
FRANÇA, Noemi Lemos. A filosofia do direito e a metodologia ativa no ensino jurídico: relações teóricas como subsídio para um projeto pedagógico do século XXI. Ensaios Pedagógicos, v. 7, n. 2, p. 20-29, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____________ Pedagogia da Autonomia: Saberes necessário à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 2011. P. 34.
GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. Volume único: Conecte Live. São Paulo: Saraiva 2018.
GILES, Thomas Ransom. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987
GHIRARDI, José Garcez. Formação docente para professores de direito. Curso gratuito de atualização com duração de 10 horas, 2019. In: FGV Online – Programa de educação à distância da Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: https://educacao-executiva.fgv.br/busca?curso_tipo=517&area-conhec=42. Acesso em: 10 de agosto de 2023.
GORSKI, D. P. Lenguage y conocimiento. In: Pensamiento e Lenguaje. Ediciones Pueblos Unidos, Montevideo: 1959.
JONAS, H. O Princípio Responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
MACKEIVICZ, Osmar. Liberdade e Responsabilidade moral. Faculdade Bagozzi, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/Liberdade_responsabilidade_moral.pdf Acesso em 03 jul. 2023.
MARCONATTO, Arildo Luiz. "Francis Bacon (1561 - 1626)" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2023. Disponível em <http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=69> Acesso em 03 jul. 2023.
MENEZES, Pedro. O que é lógica? Toda Matéria conteúdos escolares, 2020. Disponível em: < https://bit.ly/3eCP2La>. Acesso em: 01 jul. 2023.
NERY, Delidio Pereira. Filosofia da Educação, 2020. Disponível em: < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/filosofia-da-educacao-importancia-do-ensino-da-filosofia-em-nossas-vidas.htm> Acesso em: 01 jul. 2023.
NIETZCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
NUNES, Rizzatto. Manual de filosofia do direito. Saraiva Educação SA, 2017.
PLATÃO. Defesa de Sócrates. In. Sócrates. Coleção os pensadores. São Paulo. 1ª ed. Abril Cultural. 1972.
SCRIVEN, M. The logic of evaluation. Department of Psychology. Claremont: Claremont Graduate University, 2007.
SINGER, Peter. Ética prática. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
TANCREDI, Silvia. "Sócrates"; Brasil Escola 2020. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biografia/socrates-biografia.htm> Acesso em: 01 jul. 2023.
TEIXEIRA, Sandra Regina Rodrigues. Breves considerações sobre filosofia e educação a partir do método socrático. Temas de filosofia da educação e ensino filosófico, p. 29, 2022.
VÁZQUEZ, A, S. Ética. 16. ed. Trad. João Dell’ Anna. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 1996. p. 91.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.