EUTANÁSIA, DISTANÁSIA, MISTANÁSIA, SUÍCIDIO ASSISTIDO E ORTOTANÁSIA: A BIOÉTICA SOB UM OLHAR CONSTITUCIONAL E INTERSISTÊMICO

Conteúdo do artigo principal

Maria Vitoria Santos Gonzalez
Bernardo Leandro Carvalho Costa

Resumo

A pesquisa compreende o estudo das questões éticas e jurídicas que envolvem a finitude da vida. Nesse sentido, estudou-se temas como a Bioética para conceber entendimento quanto os conceitos que englobam o biodireito, sendo eles: à eutanásia, distanásia, ortotanásia, mistanásia e suícidio assitido para a construção de saberes sobre a matéria. Quanto à metodologia, utilizou-se de uma abordagem interdisciplinar e sistêmica, envolvendo a Ética, o Direito, a Filosofia, e as áreas da Saúde, problematizando a seguinte questão: Quais são os principais dilemas éticos e práticos envolvidos na preservação do direito à vida digna diante do prolongamento da vida de um indivíduo incuravelmente doente, considerando o caráter indisponível da dignidade da pessoa humana? À vista disto, externou-se no estudo do Biodireito, especificamente na base conceitual e principiológica entendida na Bioética. Dessa maneira, em um primeiro momento, foram abordados aspectos relacionados à finitude da vida como teoria base, a obra de Ronald Dworkin, apresentando os valores que correspondem a vida humana, no âmbito jurídico e pessoal, além de atribuir a concepção da dignidade humana, a partir de uma análise histórica até a compreensão atual.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS GONZALEZ, Maria Vitoria; CARVALHO COSTA, Bernardo Leandro. EUTANÁSIA, DISTANÁSIA, MISTANÁSIA, SUÍCIDIO ASSISTIDO E ORTOTANÁSIA: : A BIOÉTICA SOB UM OLHAR CONSTITUCIONAL E INTERSISTÊMICO. Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2024.v10i2.10981. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/10981. Acesso em: 22 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Vitoria Santos Gonzalez, UFMT

Bacharel em direito pela Universidade Federal do Mato Grosso

Bernardo Leandro Carvalho Costa, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutor em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos. Realizou doutorado sanduíche (2021/2022) e estágio doutoral (2022) na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França).