RESGATE DA CIDADANIA E DA CULTURA DE PAZ NA TERAPIA DO REENCONTRO MEDIADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente tem como finalidade analisar a terapia do reencontro mediado como resgate da cidadania e cultura da paz. Modelo esse proposto por Luiz Alberto Warat. em uma concepção transformadora da mediação, construída para fomentar a autonomia e emancipação dos sujeitos numa relação conflitiva, como um novo paradigma de autoconhecimento. A metodologia utilizada será o hipotético dedutivo e como técnica de pesquisa indireta em doutrinas. A discussão e aprofundamento se dá pelos conceitos da teoria do reencontro mediado proposto com o resgate da cidadania e da cultura de paz. O tema é de abrangente e se justifica pelo debate em torno da mediação na teoria do reencontro mediado.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BERTASO, João M. PRADO, Keila Sim do. Aspectos da mediação comunitária, cidadania e democracia. Disponível em: www.univali.br/periodicos, acesso em 26 de mar.2018
SALES, Lília Maia de Morais. Mediação de Conflitos. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007.
________ . Justiça e Mediação de Conflitos. Belo Horizonte: DelRey, 2004.
SILVA, João Roberto. A Mediação e o Processo de Mediação. São Paulo, 2004.
SILVA, Adonias Osias da; ARAÚJO, Carla Regina de Freitas. Mediação como instrumento para Justiça da Paz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Vol. 1. Ano. 1. Março. 2016, pp : 21- 39 – ISSN: 2448-0959. Disponível em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/lei/mediacao-como-instrumento-para-justica-da-paz Acesso em 08/12/2013.
WARAT, Luis Alberto. Em Nome do Acordo, Florianópolis: Almed, 2010.
________ . Em Nome do Acordo: A Mediação no Direito. Argentina: Almed, 1999.
________ . Em Nome do Acordo: A Mediação no Direito. Argentina: Almed, 1998.
________ . O Ofício do Mediador, Florianópolis, Editora Habitus, 2001.
________ . A Rua Grita Dionísio: Direitos Humanos da Alteridade, Surrealismo e Cartografia. Florianópolis: Lumen Juris, 2010.
________ . A Epistemologia e o Ensino do Direito: O sonho acabou. Vol. II. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Junior, Aires José Rover, Cláudia Servilha Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.