A Mediação Transformadora e os Direitos Humanos: a Possibilidade de Inserção da Alteridade no Conflito
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho pretende apresentar a mediação transformadora, a partir da perspectiva teórica de Luis Alberto Warat, como proposta de promoção de uma cultura de direitos humanos, haja vista articular em seu exercício a autonomia dos sujeitos e a inclusão da alteridade no conflito. É partindo deste último elemento que será aprofundada uma discussão articulada entre os direitos humanos e a mediação por meio do debate sobre o reconhecimento da igualdade e da diferença, atualmente tão caro aos direitos humanos. A mediação transformadora visa por meio de uma relação dialógica construir, com o outro, uma abordagem participativa e compartilhada dos problemas e dilemas humanos como comuns ao convívio social.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AMORIM, Simone; LEONELLI, Margaret; LEONELLI, Vera; NASCIMENTO, André Luis (Org.). Guia de Mediação Popular. Salvador: [s.n.], 2007.
ANDREOPOULOS, Geroge, J; CLAUDE, Ruchard Pierre (Org.). Educação em Direitos Humanos para o Século XXI. São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007.
ATIENZA, Manuel. Marx y los derechos humanos. Madrid: Editora Alhambra S.A., 1983.
BERLIN, Isaiah. La traición de la libertad: seis enemigos de la libertad humana. México: FCE, 2004.
BEZERRA, Paulo Cesar Santos. Acesso à Justiça: Um problema ético-social no plano de realização do direito. 2ª ed. revista. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
BEZERRA, Tássio Túlio Braz. A mediação transformadora: apontamentos para uma proposta emancipatória da cidadania e de democratização da Justiça e do direito. Anais do XX Encontro do CONPEDI. Belo Horizonte: Fundação Boiteux, 2011a. Disponível em:
<http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/XXencontro/Integra.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2011.
______________. A mediação enquanto instrumento de emancipação da cidadania e de democratização da justiça e do direito. Revista Direito e Sensibilidade. Brasília: ano 1, vol. 1, serie 1, p. 211-
, 2011b.
BEZERRA, Tássio Túlio Braz. A mediação transformadora como instrumento de promoção da autonomia dos sujeitos: um diálogo com a experiência do Juspopuli no município de Feira de Santana-BA. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, João Pessoa, 2014.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 322 p. BRAGA NETO, Adolfo; SAMPAIO, Lia Regina Castaldi. O que é mediação de conflitos?
São Paulo: Brasiliense, 2007.
CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy, et al (Org.). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico- metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 399-412.
CAPPELLETI, Mauro. Os Métodos Alternativos de Solução de Conflitos no Quadro do Movimento Universal de Acesso à Justiça. Revista de Processo, São Paulo, v. 74. p. 82-97, abr.-jun., 1992.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.
CÁRCOVA, Carlos Maria. A opacidade do Direito. São Paulo: Ltr, 1998.
CLAUDE, Richard Pierre. Educação Global em Direitos Humanos: Os Desafios para as Organizações Não-governamentais. In: ANDREOPOULOS, Geroge, J; CLAUDE, Ruchard Pierre (Org.). Educação em Direitos Humanos para o Século XXI. São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007. p. 565-590.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
______________. Ciudadanía política: del hombre político al hombre legal, 2001. Disponível em:
<http://clubensayos.com/Historia/CIUDADAN%C3%8DA-POL%C3%8DTICA-DEL- HOMBRE-POL%C3%8DTICO/356625.html>. Acesso em: 18 ago. 2013.
DIAS, Clarence. Educação em Direitos Humanos como Estratégia para o Desenvolvimento. In: ANDREOPOULOS, Geroge, J; CLAUDE, Ruchard Pierre (Org.). Educação em Direitos Humanos para o Século XXI. São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007. p. 103-118.
DIAS, Maria Tereza Fonseca; PEREIRA, Rúbia Mara Possa. A efetividade do acesso à justiça pela mediação no município de Ouro Preto: a busca pela identidade entre a justiça que se espera e a justiça que se presta. Meritum: revista de direito da Universidade FUMEC. V.
n. 2. p. 61-102, jul/dez. 2012.
FERRAZ JR. Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do direito. São Paulo: Editora Atlas
S.A., 2007, 5. ed.
FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim. 58. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
FOLGER, J. P.; BUSH, R. A. Baruch. La Promesa de Mediacion. Buenos Aires: Ediciones Granica, 1996.
GOVERNO DE MINAS. Programa de mediação de conflitos. Belo Horizonte: Ius Editora, 2009.
HICKS, Donna. Resolução de Conflitos e Educação em Direitos Humanos: Ampliação da Agenda. In: ANDREOPOULOS, Geroge, J; CLAUDE, Ruchard Pierre (Org.). Educação em Direitos Humanos para o Século XXI. São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007. p. 141-164.
KAFKA, Franz; GUIMARÃES, Torrieri. O processo: texto integral. São Paulo: Martin Claret, 2007. 259 p (A obra prima de cada autor).
LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes. Sistemas Multiportas: opções para tratamento de conflitos de forma adequada. In: SALLES, Carlos Alberto; LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes; SILVA, Paulo Eduardo Alves da (Org.). Negociação, mediação e arbitragem – curso básico para programas de graduação em Direito. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.
MAIA, Luciano Mariz. Educação em direitos humanos e tratados internacionais em direitos humanos. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy, et al (Org.). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 85-101.
MEDINA, Eduardo Borges de Mattos. Meios alternativos de solução de conflitos: o cidadão na administração da justiça. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris, 2004. 150 p.
MEINTJES, Garth. Educação em Direitos Humanos para o Pleno Exercício da Cidadania: Repercussões em Pedagogia. In: ANDREOPOULOS, Geroge, J; CLAUDE, Ruchard Pierre (Org.). Educação em Direitos Humanos para o Século XXI. São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007. p. 119-140.
MOORE, Christopher W. O Processo de Mediação: Estratégias Práticas para a Resolução de Conflitos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
POUND, Roscoe. Las grandes tendencias del pensamento jurídico. Granada: Editora Comares, S.L., 2004.
RABELO, Cilana de Morais Soares; SALES, Lilia Maia de Morais. Meios consensuais de solução de conflitos: Intrumentos de democracia. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 46, n.º 182, p. 75-88, abr.-jun. 2009.
SALES, Lilia Maia de Morais. Mediação de Conflitos: Família, Escola e Comunidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007.
______________. Mediare: um guia prático para mediadores. 3. ed., atual. e ampl. Rio de Janeiro: GZ ed., 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
______________. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SIX, Jean François. Dinâmica da mediação. Traduçaõ de Giselle Groeninga de Almeida, Águida Arruda Brbosa e Eliana Riberti Nazareth. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.
SUARES, Marinés. Mediación: condición de disputas, comnicacción y técnicas. Buenos Aires: Paidós, 2005.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008.
TAVARES, Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy, et al (Org.). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 487-504.
VELOSO, Marília Lomanto. Mediação Popular: um universo singular e plural de possibilidade dialógicas. In: AMORIM, Simone; LEONELLI, Vera; VELOSO, Marília Lomando (Org.). Mediação Popular: uma alternativa para a construção da justiça. Salvador: [s.n.], 2009.
VEZZULLA, Juan Carlos. Mediação – Teoria e Prática – Guia para Utilizadores e Profissionais. [S.L.] Lisboa DGAE – Ministério da Justiça de Portugal, 2004.
WARAT, Luis Alberto. A digna voz da majestade: linguística e argumentação jurídica, textos didáticos. Vol IV. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires José Rover, Cláudia Servilha Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
______________. A epistemologia e o ensino do direito: o sonho acabou. Vol II.Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires José Rover, Cláudia Servilha Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004b.
______________. A rua grita Dionísio!: Direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
______________. Educação, direitos humanos, cidadania e exclusão social: Fundamentos preliminares para uma tentativa de refundação, 2003. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/educar/textos/warat_edh_educacao_direitos_humanos.pdf >. Acesso em: 1 set. 2011.
WARAT, Luis Alberto. Em nome do acordo. A mediação no Direito. Buenos Aires: Angra Impresiones, 1998. 102 p.
______________. Introdução geral ao direito III: o direito não estudado pela teoria jurídica moderna. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997.
______________. Introdução geral ao direito. Porto Alegre: Sérgio A. Fabris Editor, 1994.
______________. O Direito e sua linguagem. 2. ed. aum. Porto Alegre: Sérgio A. Fabris Editor, 1995.
______________. Semiotica ecologica y derecho: los alrededores de una semiótica de la mediación. Argentina: [s.n.], 1997.
______________. Surfando na pororoca: ofício do mediador. Vol III. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires José Rover, Cláudia Servilha Monteiro. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004c.
______________. Territórios desconhecidos: a procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Vol I. Coordenadores: Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires José Rover, Cláudia Servilha Monteiro. Florianópolis: Fundação
Boiteux, 2004a.
WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.