Direitos Humanos e Justiça Internacional em Dworkin: uma Comunidade de Estranhos?

Aline Oliveira de Santana

Resumo


Além de suas conhecidas contribuições para a teoria do direito no âmbito doméstico, Dworkin escreveu sobre direito internacional. Sua teoria dos direitos humanos estabelece uma distinção entre justiça e legitimidade, sendo que a primeira orienta o domínio do direito doméstico e a segunda, o domínio dos direitos humanos. A distinção tem a vantagem de garantir aos membros da comunidade internacional uma autonomia política compatível com a soberania. No entanto, a concepção de direitos humanos de Dworkin não se ajusta suficientemente à prática do direito internacional e revela um contraste entre o modo pelo qual o autor trata a teoria do direito no âmbito do Estado nacional e no âmbito do direito internacional. Dworkin define a comunidade política doméstica como uma sociedade unida por princípios comuns, enquanto a comunidade internacional é definida pelo mesmo autor como orientada por regras decorrentes de soluções de compromisso ou negociações de interesse sem explicar esse contraste.

 


Palavras-chave


Direitos humanos; Justiça; Legitimidade

Texto completo:

PDF

Referências


BARRY, Brian (1999). “Statism and Nationalism: a cosmopolitan critique” in BRILMAYER, Lea; SHAPIRO, Ian (orgs.). Global Justice. New York: NYU Press.

DWORKIN, Ronald (1986). Law's Empire. Cambridge: Harvard University Press.

__________ (2006). Is Democracy Possible Here? Principles for a New Political Debate. Princeton: Princeton University Press.

__________(2010). “Response”. Boston University Law Review, Volume 90, Number 2, pp. 1059-1067.

__________ (2011). Justice for Hedgehogs. Cambridge: Harvard University Press.

HABERMAS, Jürgen (1996). Between Facts and Norms: Contributions to a discourse theory of law and democracy. Cambridge: MIT Press.

KYMLICKA, Will (1995). Multicultural Citizenship: a liberal theory of minority rights. New York: OUP.

___________ (2003). Contemporary Political Philosophy: an introduction. New York: OUP.

MACEDO, Stephen (1990). Liberal Virtues: Citizenship, virtue and community. New York: OUP.

POGGE, Thomas (1998). “The bounds of nationalism” in COUTURE, Jocelyne; NIELSEN, Kai; SEYMOUR, Michel (orgs.). Rethinking Nationalism. Calgary: University of Calgary Press.

RAWLS, John (1999). A Theory of Justice. Revised edition. Cambridge: Harvard University Press.

RODRIGUEZ, José Rodrigo (2013). Como decidem as cortes: para uma crítica do direito (brasileiro). Rio de Janeiro: Editora FGV.

SLOANE, Robert D. (2010) “Human Rights for Hedgehogs?: Global Value Pluralism, International Law, and Some Reservations of the Fox”. Boston University Law Review, Volume 90, Number 2, pp. 975-1010.

TAYLOR, Charles (1985). “Alternative Futures: Legitimacy, Identity and Alienation in Late Twentieth Century Canada” in CAIRNS, Alan;

WILLIAMS, Cynthia (orgs.). Constitutionalism, Citizenship and Society in Canada. Toronto: University of Toronto Press.

TULLY, James (1995). Strange Multiplicity: Constitutionalism in an age of diversity. Cambridge: Cambridge University Press.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2015.v1i1.955

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-012X

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.