O MÍNIMO EXISTENCIAL E A RESERVA DO POSSÍVEL Uma análise das decisões das turmas de direito público do TJPA, no ano de 2023.

Conteúdo do artigo principal

Lisbino Geraldo Miranda do Carmo
Ricardo Augusto Dias da Silva
Paulo Henrique da Silva Costa

Resumo

Resumo: A pesquisa se justifica pela necessidade de ampliação da garantia do direito social da saúde como essencial para toda a população. Os institutos da Reserva do possível e do mínimo existencial protagonizam embate das garantias à saúde, cujo palco do Tribunal de Justiça do Estado do Pará é chamado a analisar demandas desta natureza. Visa-se com a investigação esclarecer a opção do Judiciário paraense em julgamento de demandas em saúde quanto à reserva do possível e o mínimo existencial. Os objetivos perpassam a partir da análise do desenvolvimento das tensões entre soberania e constituição na formação dos estados nacionais e revoluções burguesas, com o desenvolvimento do bloco de constitucionalidade de direitos humanos e do direito social à saúde; estabelecer os conceitos e definições de mínimo existencial e reserva do possível, com suas aplicações ao direito à saúde e como tem julgado o tribunal paraense quando o embate entre a reserva do possível e o mínimo existencial são postos à mesa. Na investigação predomina a pesquisa teórica, com abordagem qualitativa. Sua natureza é básica, com análise de lógica hipotético-dedutiva. Na terceira seção ela é empírica, analisando julgados. Em relação aos objetivos traçados, ela teve caráter exploratório, descritivo e explicativo. Quanto ao procedimento, foi realizada pesquisa bibliográfica documental, em função da necessidade de analisar os fundamentos jurídicos da doutrina e legislação, com acesso aos julgados do TJPA. A hipótese de que o TJPA julga mais favoravelmente ao mínimo existencial foi confirmada.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
DO CARMO, Lisbino Geraldo Miranda; DIAS DA SILVA, Ricardo Augusto; DA SILVA COSTA, Paulo Henrique. O MÍNIMO EXISTENCIAL E A RESERVA DO POSSÍVEL: Uma análise das decisões das turmas de direito público do TJPA, no ano de 2023. Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0111/2024.v10i2.10835. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/10835. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lisbino Geraldo Miranda do Carmo, Universidade da Amazônia

Mestre em Direito Internacional pela Universidade Autónoma de Asunción -UAA-PY, convalidado pela Universidade da Amazônia – UNAMA; Professor de Direito Tributário na Universidade da Amazônia. Especialista em Direitos Humanos pelas Faculdades Integradas Brasil-Amazônia – FIBRA, Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior de Magistratura do Pará; Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade da Amazônia – UNAMA; Analista Judiciário no TJPA. E-mail: lisbinounama@gmail.com / ID ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2581-5789 e Lattes: http://lattes.cnpq.br/6182097085008910. Membro do Grupo GEPCEND – Grupo de estudos e pesquisa Constituições, Estruturalismo e Novos Direitos. PPGDF - @unama_gepcend e Membro do Grupo DHSAS – PPGDF UNAMA.

Ricardo Augusto Dias da Silva, Universidade da Amazônia

Pós-Doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa; Doutor em Direito pela UNESA-RJ; Mestre em Direito pela Universidade da Amazônia – UNAMA; Pós-graduação em Direito Processual e Tributário pela UNAMA/IBET; Professor de Direito da graduação e mestrado da UNAMA; servidor efetivo do MPCM e advogado. ID ORCID http: //ordcid.org/0009-0002-1057-879X.

Paulo Henrique da Silva Costa, Universidade da Amazônia

Mestrando em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Especialista em Direito Público e Direito Penal pela Escola Brasileira de Direito – EBRADI. Membro do grupo de pesquisa Democracia, Hermenêutica e Processo da Universidade da Amazônia – UNAMA. Advogado. Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Habitação do Estado do Pará – COHAB. Email: adv.paulohenriquecosta@gmail.com/ Lattes: http://lattes.cnpq.br/3356778692536387 / ID ORCID: http://orcid.org/0009-0007-5118-3416.