O DIREITO À SAÚDE NO CONTEXTO DA OFERTA DE TERAPIAS MULTIDISCIPLINARES PARA INDIVÍDUOS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA O CAMINHO É A JUDICIALIZAÇÃO?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho explora a importância do acesso à das pessoas com Transtorno do Espectro Autista como um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e discute o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção desse direito, especialmente no que diz respeito a terapias multidisciplinares. A metodologia utilizada foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, empregando o método analítico-dedutivo. A judicialização do direito à saúde tem se tornado um fenômeno significativo no Brasil, onde a população com TEA recorre ao Poder Judiciário para garantir o acesso a tratamentos e serviços de saúde não providos pelo Estado e/ou planos privados. Este processo, embora seja um mecanismo de garantia de direitos, também expõe a problemática entre a necessidade de recursos limitados e a universalidade do direito à saúde e também a elaboração de políticas públicas que possam de fato garantir para pessoas com TEA, as terapias multidisciplinares essenciais não só para a saúde física, mas para a qualidade de vida e a inclusão social.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html