Biografias não Autorizadas no Brasil: Uma Análise Sob a Perspectiva da Teoria Externa dos Direitos Fundamentais de Robert Alexy
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo objetivou analisar a questão da necessidade, ou não, de prévia autorização do biografado ou familiares para publicação de biografia. Como há, neste caso, o embate entre os direitos da personalidade e a liberdade de expressão, foi utilizado o método da ponderação para a solução do problema. O primeiro passo foi conceituar biografia como gênero de não-ficção. Feito isso, o trabalho buscou definir a teoria dos princípios e teoria externa das restrições dos direitos fundamentais e o método da ponderação formulados pelo jurista alemão Robert Alexy e amplamente utilizados no Brasil por autores como Virgílio Afonso da Silva, Ingo Wolfgang Sarlet e Daniel Sarmento. Verificou-se que quando direitos fundamentais colidem deve ser feita a ponderação e como resultado há uma relação de precedência condicionada de um direito com relação a outro. Neste caso, o direito que cede será restringido pelo que precede. A teoria externa é uma maneira reconhecida de se verificar se a restrição a um direito fundamental é legítima ou se trata de uma violação. A necessidade de autorização prévia, fundada na proteção da personalidade, restringe a liberdade de imprensa, já a dispensa da autorização prévia, funda-se na liberdade de imprensa. A partir da aplicação desse método, foi formulada a regra particular e as condições para ela ser aplicada: a liberdade de expressão prevalece sobre os direitos da personalidade em dadas condições (figura pública, meios idôneos, local da informação sem expectativa de privacidade, diligência com a verificação da veracidade e interesse social e jornalístico das informações).
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. tradução Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2011.
ARAÚJO, Paulo Cesar de. O réu e o rei: Minha história com Roberto Carlos, em detalhes. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4815. Requerente: Associação Nacional dos Editores de Livros – ANEL. Relatora Ministra Carmen Lúcia. Brasília, 10 de julho de 2015.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Biografia não autorizadas versus liberdade de expressão. José Joaquim Gomes Canotilho, Jónatas E. M. Machado, Antônio Pereira Gaio Júnior. Curitiba: Juruá, 2014.
________.Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.
CARBONELL, Miguel. Neoconstitucionalismo(s). Madrid: Trotta, 2003.
CARNEIRO, Luiz Orlando. Biografias não autorizadas em marcha lenta no STF. Disponível em: <http://jota.info/biografias-nao-autorizadas-em-marcha-lenta-stf>. Acesso: 22/05/2015.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. tradução Nelson Boeira. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
FARIAS JR, José Petrucio de. A legitimação do registro biográfico como documento histórico: Eunápio e suas biografias. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n.87, agosto, ano VIII, Disponívelem:
<http://www.espacoacademico.com.br/087/87fariasjr.htm>. Acesso: 20/05/2015.
FIGUEIRÔA, Silvia F. de M., A propósito dos estudos biográficos na história das ciências e das tecnologias. Revista de História e Estudos Culturais. Campinas. v.4. ano IV. n.3. p.1-14. jul./ago./set., 2007.
GAMIZ, Mario Sergio de Freitas. Privacidade e Intimidade: Doutrina e Jurisprudência. Curitiba: Juruá, 2012.
GUIMARÃES, Ricardo Duarte. Liberdade de expressão e direitos da personalidade: a ponderação de interesses no âmbito das biografias não autorizadas. Disponível em
<http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=379d08c7a38df48c> Acesso: 20/05/2015.
LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. 4. ed. Barueri-SP,: Manolo, 2009.
MACHADO, Jónatas. Liberdade de Expressão - Dimensões Constitucionais da Esfera Pública no Sistema Social. Coimbra Editora, 2002.
MARMELSTEIN, George. Curso de direitos fundamentais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MICHAELIS. Dicionário de Inglês On Line. Disponível em
<http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/definicao/ingles-portugues/ghost- writer%20_453329.html>.
NERY JR, Nelson, Revista de Direito Privado. Ano 13. Vol. 52. Revista dos Tribunais:São Paulo. Out - Dez/ 2012.
PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas Reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. História Oral. Marechal Cândido Rondon. v.3. p.117-127. 2000.
PRIORE, Maria Del. Biografia: quando o indivíduo encontra o história. Topoi, Rio de Janeiro, v.10, n.19, p.7-16. jul.-dez. 2009.
RIO DE JANEIRO. Tribunal de Justiça. Agravo de Instrumento nº 2007.002.06253 contra deferimento de tutela antecipada. Agravante: Paulo César Araújo e editora, Agravado: Artista biografado. Relator: Desembargador Pedro Raguenet. Rio de Janeiro, 12 de março de 2007.
ROTHENBURG, Walter Claudius. Direitos fundamentais. coordenação André Ramos Tavares, José Carlos Francisco. Rio de Janeito: Forense, São Paulo: Método, 2014.
SARLET, Wolfgang Ingo. Comentários à Constituição do Brasil./ J. J. Canotilho, Lenio Luiz Streck, Gilmar Ferreira Mendes. São Paulo: Saraiva/Almendina, 2013.
________. Curso de Direito Constitucional/ Ingo Wolfgang Sarlet, Luiz Guilherme Marinoni, Daniel Mitodiero. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.
________. A eficácia dos direitos fundamentais: Uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
SÃO PAULO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Apelação nº 0181186-30.2012.8.26.0100. Apelante: João Gilberto Pereira de Oliveira. Apelado: Cosac & Naify Edições Ltda. Relator Desembargador Moreira Viegas. São Paulo, 27 de agosto de 2008.
SARMENTO, Daniel. Comentários à Constituição do Brasil./ J. J. Canotilho, Lenio Luiz Streck, Gilmar Ferreira Mendes. São Paulo: Saraiva/Almendina, 2013.
________.O Neoconstitucionalismo no Brasil: Riscos e possibilidades. In: Daniel Sarmento. (Org.). Filosofia e Teoria Constitucional Contemporânea (prelo), 2009.
SCHREIBER, Simone. Conteúdo e justificativa teórica da liberdade de expressão. Disponível em
<http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/14757-14758-1-PB.htm> Acesso em: 20/05/2015.
SILVA, Claudiomiro Vieira da. A Reinvenção do passado em Tropical Sol da Liberdade. 162 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Literário) - Setor de Ciências Humanas e Artes. Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, 2005.
SILVA, Maria Aparecida Oliveira. A Biografia antiga: O caso de Plutarco. MÉTIS: história & cultura, Caxias do Sul, v. 2, n. 3. p.23-34. jan.-jun. 2003.
________. Biografia como fonte histórica. Cadernos de
Pesquisas do CDHIS. Uberlândia. n.36-37. ano. 20. p.9-15. 2007.
SILVA, Virgílio Afonso da. A constitucionalização do direito: os direitos fundamentais nas relações entre particulares. São Paulo: Malheiros, 2008.
________. A evolução dos direitos fundamentais. Revista Latino- America de Estudos Constitucionais 6. p. 541-558, 2005.
________. Direitos Fundamentais: conteúdo essencial, restrições e eficácia. São Paulo: Malheiros, 2010.
________. O proporcional e o razoável. Revista dos Tribunais.
São Paulo. n. 798. p. 23-50. 2002.
SILVA, Wilton Carlos Lima da. Biografia: construção e reconstrução da memória. Fronteiras. Dourados. v.11. n.20. p.151-166. jul.-dez., 2009.
TURCO, Helem Patrícia de Fáveri. Biografias não autorizadas: os limites da teoria interna e as restrições da teoria externa para resolução desta tensão entre direitos fundamentais. 117 p. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Mestrado em Direito. Faculdades Integradas do Brasil - UniBrasil, Curitiba, 2011.
VILAS BOAS, Sergio, Biografias & Biógrafos: Jornalismo sobre personagens. São Paulo: Summus Editorial, 2002.
________. Biografismo: reflexões sobre as escritas da vida. São
Paulo: Editora UNESP, 2008.
ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dúctil. Trotta: Madrid, 2007.