Direito de Informação Jornalística e Imprensa no Estado Democrático de Direito
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o direito de informação jornalística e a atuação da imprensa no Estado Democrático de Direito. A Constituição de 1988 compreende o direito fundamental à informação de forma ampla, em suas diferentes dimensões: direito de informar, direito de se informar e o direito de ser informado, e, ao mesmo tempo, também admite a proteção específica à liberdade de informação jornalística. Nessas duas perspectivas, o pano de fundo é semelhante, o respeito dos princípios da dignidade da pessoa humana e do Estado Democrático de Direito. A partir de uma metodologia teórica, busca-se estabelecer quatro eixos centrais de discussão. No primeiro, analisa-se o movimento de mudança da noção de liberdade de imprensa à liberdade de informação jornalística. No segundo, discorre- se sobre a constitucionalização do direito de liberdade de imprensa e de informação e, na etapa seguinte, sobre a liberdade de informação jornalística como direito autônomo na Constituição brasileira de 1988. Por derradeiro, no quarto eixo, abordam-se os limites internos e externos da liberdade de informação jornalística. Com isso, conclui-se, que a atividade jornalística, apesar da sua proteção na ordem constitucional, não é absoluta, e deve se preocupar sempre com a conciliação e a harmonização dos demais direitos fundamentais.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BARROSO, Luís Roberto. Liberdade de expressão versus direitos da personalidade: Colisão de direitos fundamentais e critérios de ponderação. In: SARLET, Ingo Wolfgang (org.). Direitos Fundamentais, informática e comunicação: algumas aproximações. Porto Alegre: Livraria do Advogado, p. 63-100, 2007.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BONAVIDES, Paulo. Constituição aberta. Belo Horizonte: Del Rey, 1993.
BRASIL. Lei n. 5.250/1967, que regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Publicada no Diário Oficial da União, de 11 de fevereiro de 1967.
_______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 05 de jul. 2015.
_______. Superior Tribunal de Justiça. REsp. 351779 SP, Rel. Min. Elaina Calmon, julgado em: 19/11/2002, DJ 09/02/2004. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. de 2015.
_______. Supremo Tribunal Federal. ADIn 890-2 DF, Rel. Ministro Ilmar Galvão, julgado em: 04/09/1999, Dj 04/06/2004. Disponível em:. Acesso em 10 de ago. de 2015.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADPF 130 DF, Rel. Min. Carlos Ayres Britto, julgado em: 05/11/1999, Dj 01/01/2012. Disponível em: . Acesso em 10 ago. de 2015.
CALDAS, Pedro Frederico. Vida Privada, Liberdade de Imprensa e Dano Moral. São Paulo: Saraiva, 1997.
CARDIN, Valéria Silva Galdino; MOCHI, Tatiana de Freitas Giovanni. Dos limites da liberdade de imprensa diante dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. 2012. Disponível em:<http://galdino.adv.br/site/artigos/>. Acesso em 10 de jul. 2015.
CARVALHO, Luís Gustavo Grandinetti Castanho de. Direito de informação e liberdade de expressão. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.
CARVALHO, Luís Gustavo Grandinetti Castanho de. Liberdade de informação e o direito difuso à informação verdadeira. Rio de Janeiro: Renovar, 1994.
CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. Processo Constitucional e a Efetividade dos Direitos Fundamentais. In: SAMPAIO, José Adércio Leite Sampaio; CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza (Coord). Hermenêutica e Jurisdição Constitucional. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. p. 195-246.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Liberdade e intimidade: direitos fundamentais. Folha de S. Paulo, São Paulo, 06 ago. 2001. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0608200109.htm>. Acesso em: 05 ago. 2015.
DUPRET, Cristiane. Curso de Direito da Criança e do Adolescente. Belo Horizonte, Ius: 2010.
FERREIRA, Aloízio. Direito à informação, direito à comunicação: direitos fundamentais na Constituição brasileira. São Paulo: Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1997.
GODOY, Claudio Luiz Bueno de. A Liberdade de Imprensa e os Direitos da Personalidade. São Paulo: Atlas, 2001.
GUERRA, Sidney. Breves considerações sobre os limites da liberdade de imprensa. Revista Faculdade de Direito de Campos, ano VI, nº 6, Jun. 2005.
HONÓRIO, Cláudia et. al.. ADPF 130: A proteção dos direitos fundamentais à liberdade de imprensa e de expressão por meio do controle jurisdicional de normas pré-constitucionais.
Disponível em:
<http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/salvador/ana_lucia_pretto_pereira-1.pdf>.Acesso em: 05 ago. 2015.
CURY JÚNIOR, David. A proteção jurídica da imagem de crianças e adolescentes. 2006.284f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós- Graduação em Direito. São Paulo.
LEÃO, Anís José. Limites da liberdade de imprensa. Belo Horizonte: Editora Revista brasileira de estudos políticos, 1961.
LIMBORÇO, Lauro. O direito de crítica e a lei de imprensa. Revista dos Tribunais, São Paulo, n. 606, 1986.
LOPES, Vera Maria de Oliveira Nusdeo. O direito à informação e as concessões de rádio e televisão. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.
MARCONDES FILHO, Ciro. Imprensa e capitalismo. São Paulo: Kairós, 1984.
MIRANDA, Darcy de Arruda. Comentários à lei de imprensa. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
_______. Dos abusos da liberdade de imprensa. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1959.
NOBRE, Freitas. Imprensa e liberdade: os princípios constitucionais e a nova legislação. São Paulo: Summus, 1988.
NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. A proteção constitucional do direito à informação e o direito à crítica jornalística. São Paulo: FTD, 1997.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Disponível em:
<http://www.dudh.org.br/>. Acesso em 05 de ago. 2015.
RABAÇA, C. A; BARBOSA, G. G. Dicionário da comunicação. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
RAMIDOFF, Mário Luiz. Lições de direito da criança e do adolescente. Ato infracional e medidas socioeducativas. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2011.
REGO, Nelson M. de Moraes. Proteção Constitucional da Criança e do Adolescente, Vulnerabilidade e Gênero no Sistema de Direito Brasileiro: algumas reflexões dialogais.2012. Disponível em: <http://www.osconstitucionalistas.com.br/protecao-constitucional-da-
crianca-e-do-adolescente>. Acesso em 05 ago. 2015.
RIBEIRO, Alex. Caso Escola Base: os abusos da imprensa. São Paulo: Ática, 1995. RIO DE JANEIRO. Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro. ACP, Rel.Desembargador Ellis Hermydio Figueira, julgado em: 10/09/1992. Disponível
em:<http://www.tjrj.jus.br>. Acesso em 05 de ago. 2015.
SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 6.ed. São Paulo: Malheiros, 2003.
SILVA, Tadeu Antônio Dix. Liberdade de Expressão e Direito Penal no Estado democrático de Direito. São Paulo: IBCRIM, 2000.
SOUSA, Rabindranath V. A. Capelo de. O direito geral da personalidade. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.
SOUZA, Sérgio Ricardo de. Controle Judicial dos Limites Constitucionais à Liberdade de Imprensa. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2008.
STROPPA. Tatiana. As dimensões constitucionais do direito de informação e o exercício da liberdade de informação jornalística. Belo Horizonte: Fórum, 2010.
VIVARTA, Veet (coord.). Infância e comunicação: referências para o marco legal e as políticas públicas brasileiras. Brasília: ANDI, 2011.