A QUESTÃO AGRÁRIA E OS CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ANA - Agência Nacional de Águas (Brasil). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2017: relatório pleno / Agência Nacional de Águas. Brasília: ANA, 2017. Disponível em: <http://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos/conjuntura2017_digital.pdf >. Acesso em janeiro de 2018.
BARLOW, Maude. Água futuro azul: Como proteger a água potável para o futuro das pessoas e do planeta para sempre. São Paulo: M.books, 2015.
CPT - COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Release Conflitos pela água quase triplicam em seis anos, 2017. Disponível em: < https://cptnacional.org.br/component/jdownloads/send/58-dados-2016/14056-conflitos-pela-agua-quase-triplicam-em-seis-anos-cpt-assessoria-de-comunicacao >. Acesso em janeiro de 2018.
CORTE, Thaís Dalla. A (re)definição do direito à água no sécullo XXI: perspectiva sob os enfoques da justiça e da governança ambiental, 2015. Dissertação – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/133225/333891.pdfsequence=1&isAllowed=y>. Acesso em dezembro de 2017.
FERREIRA, I. M. O afogar das veredas: uma análise comparativa espacial e temporal das veredas do chapadão de Catalão (GO), 2003. Tese (doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/104459>. Acesso em dezembro de 2017.
GERMER, Claus. Estado e questão agrária. In: Geosul, Florianópolis, v. 29, ESPECIAL, p 11-38, jul./dez. 2014.
HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos direitos humanos. / Joaquín Herrera Flores; tradução de: Carlos Roberto Diogo Garcia; Antônio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson Aparecido Dias. – Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção agrícola municipal : culturas temporárias e permanentes. v. 43, Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/66/pam_2016_v43_br.pdf>. Acesso em janeiro de 2018
KAUTSKY, Karl. A Questão Agrária. São Paulo: Propsta Editorial Ltda, 1980.
OLIVEIRA, A.U. A mundialização da Agricultura Brasileira, Actas Geocritica, Barcelona, 2012. Disponível em: . Acesso em janeiro de 2018.
OXFAM BRASIL, Relatório Terrenos da desigualdade: terra, agricultura e desigualdade no Brasil, novembro de 2016. Disponível em: < https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/arquivos/relatorio-terrenos_desigualdade-brasil.pdf >. Acesso em janeiro de 2018.
SECIMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos. Plano estadual de Recursos Hídricos do Estado de Goiás, 2015. Disponível em: <http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2016-01/p05_plano_estadual_de_recursos_hidricos_revfinal2016.pdf>. Acesso em dezembro de 2017.
SILVA, Lívia Maria da Costa e HORA, Mônica de Aquino Galeano Massera da, Conflito pelo uso da água na bacia hidrográfica do rio São Marcos: o estudo de caso da UHE Batalha. ENGEVISTA, V. 17, n. 2, p. 166-174, Junho 2015. Disponível em: . Acesso em dezembro de 2017.
THOMAZ JÚNIOR, Antonio. Por uma “Cruzada” Contra a Fome e o Agrohidronegócio – Nova Agenda Destrutiva do Capitalismo e os Desafios de um Tempo não Adiado. In: Revista Pegada – vol. 9 n.1, junho 2008.
TORRES, Avaní Terezinha Gonçalves. Hidroterritórios (Novos Territórios da Água): os Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos e seus Impactos nos Arranjos Territoriais. 2007. Dissertação - Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Disponível em: <http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/avani_torres.pdf>. Acesso em dezembro de 2017.