GOVERNANÇA DE DADOS E PRÁTICAS ESG: UM NOVO PARADIGMA PARA A EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Conteúdo do artigo principal

José Renato Gaziero Cella

Resumo

O artigo examina a necessidade de expandir o conceito tradicional de eficiência na administração pública, integrando critérios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa (ESG). A análise aborda as limitações do princípio da eficiência focado exclusivamente na redução de custos e maximização de resultados operacionais, destacando os impactos negativos dessa abordagem limitada, como a negligência de questões ambientais e sociais, além da perpetuação de práticas administrativas opacas e suscetíveis à corrupção. Utilizando uma metodologia hipotético-dedutiva e revisão bibliográfica, o artigo propõe uma redefinição do conceito de eficiência, sugerindo a inclusão de práticas de ESG para promover uma gestão pública mais sustentável e inclusiva. A integração de ESG na administração pública não só melhora a eficiência e a transparência, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável e a equidade social. O estudo conclui que a adoção de uma visão holística de eficiência é essencial para responder às novas demandas sociais, tecnológicas e ambientais, garantindo que as ações governamentais sejam benéficas a longo prazo tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MOSELE TONIN, Liz; GAZIERO CELLA, José Renato. GOVERNANÇA DE DADOS E PRÁTICAS ESG: UM NOVO PARADIGMA PARA A EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista de Direito Administrativo e Gestão Pública, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2024.v10i2.10910. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdagp/article/view/10910. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Renato Gaziero Cella, Atitus

Doutor em Filosofia e Teoria do Direito pela UFSC. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da IMED.