O PAPEL DO DIREITO NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reflexões em conexão com o “Novo Institucionalismo”

Conteúdo do artigo principal

Amanda Silva Madureira
Maria Jose Carvalho de Sousa Milhomem
Fernando Gomes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo introduzir adequadamente a reflexão jurídica no ambiente maior do pensamento sobre as políticas públicas, e de trazer este para dentro da ciência do direito. Tal tarefa residiu na escolha de um referencial teórico que articulasse diretamente a categoria das regras formais com as demais variáveis envolvidas no chamado “ciclo de produção das políticas públicas”. A complexa trama de relações entre Estado e políticas públicas, tratada precipuamente na ciência política, mas também em outros tantos departamentos das ciências sociais aplicadas e humanas, por incrível que possa parecer, é ainda amplamente ignorada pelo direito – tanto no sentido de não receber a atenção devida, quanto no de não ser pouco ou mal conhecida e informada.  Utilizou-se, assim, a concepção “neoinstitucionalista”, corrente de estudo de políticas no âmbito da ciência política que assumiu uma posição dominante na literatura a partir da década de 1980, exatamente por conta da importância que ele confere ao Estado e suas instituições. Assim, o presente artigo fez uso de método dedutivo com procedimento de pesquisa bibliográfico e documental.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MADUREIRA, Amanda Silva; CARVALHO DE SOUSA MILHOMEM, Maria Jose; GOMES, Fernando. O PAPEL DO DIREITO NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reflexões em conexão com o “Novo Institucionalismo”. Revista de Direito Administrativo e Gestão Pública, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2024.v10i2.11053. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdagp/article/view/11053. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Amanda Silva Madureira, Universidade CEUMA

Professora do Curso de Direito da Universidade CEUMA. Doutora em Políticas Públicas pela UFMA.

Maria Jose Carvalho de Sousa Milhomem, Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão

Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela UFMA. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino. Pós-doutora pela Universidade de Salamanca – Espanha. Chefe da Assessoria Jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. E-mail:mjcsm@hotmail.com.

Fernando Gomes, Universidade de São Paulo

Advogado. Doutor em Direito pela USP. Mestre em Direito pela UFMG. Professor universitário. E-mail: fernandogomes@usp.br.