A Terceirização Na Administração Pública: Vantagens, Desvantagens E Ameaças Ao Regime Jurídico Das Relações Do Trabalho

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Maria Afonso Carneiro

Resumo

 

Terceirização é uma técnica moderna de gestão em que atividades acessórias são repassadas a outras empresas. Sua utilização em maior escala foi determinada, quando as empresas, na tentativa de reduzir custos e melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços prestados, passar a focar suas atenções nas atividades principais, desobrigando-se da execução direta das atividades secundárias. A terceirização tem sido utilizada com frequência pelo Estado. Este trabalho tem por objetivo fazer uma abordagem geral sobre a terceirização com ênfase na sua aplicação no setor público, investigando as possíveis ameaças aos regimes jurídicos de contratação de pessoal utilizados pelos entes estatais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARNEIRO, Fernanda Maria Afonso. A Terceirização Na Administração Pública: Vantagens, Desvantagens E Ameaças Ao Regime Jurídico Das Relações Do Trabalho. Revista de Direito Administrativo e Gestão Pública, Florianopolis, Brasil, v. 2, n. 2, p. 61–80, 2016. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2016.v2i2.1298. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdagp/article/view/1298. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Maria Afonso Carneiro, Universidade de Évora (Portugal)

Doutora em Teoria Jurídico-Político e Relações Internacionais pela Universidade de Évora (Portugal).  Especialista em Direito do Trabalho. Coordenadora do Curso de Direito das Faculdades INTA, Sobral/CE.Coordenadora do Curso de Mestrado da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), Juazeiro do Norte/CE.

Referências

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 27ª ed., São Paulo: Editora Atlas, 2011.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 13ª ed., São Paulo: Editora LTr, 2014.

DIEESE. O Processo de Terceirização e seus Efeitos sobre os Trabalhadores no Brasil. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: .pdf. Acesso em: 18 jun. 2016.

FERRAZ, Fernando Basto. Terceirização e Demais Formas de Flexibilização do Trabalho. São Paulo: Editora LTr, 2006.

FLORES DOS SANTOS, Diogo Palau. Terceirização de Serviços pela Administração Pública: Estudo da Responsabilidade Subsidiária. 2ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. 10ª ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

MIRAGLIA, Lívia Mendes Moreira. A Terceirização Trabalhista no Brasil. 1ª ed., São Paulo: Editora QuartierLatin, 2008.

PEREIRA, Leone. Direito do Trabalho. 3ª ed., São Paulo: Editora Revista dos Tribunais Ltda, 2013.

RESENDE, Ricardo. Direito do Trabalho Esquematizado. 4ª ed., São Paulo: Editora Método, 2014.

SANTOS, Rodrigo Coimbra. Relações Terceirizadas de Trabalho. 1ª ed., 3ª tr., Curitiba: Juruá Editora, 2008.

SILVA, Ricardo Margonari da et al. A Terceirização no Setor Público Brasileiro: Um estudo acerca da terceirização na Universidade Federal de Uberlândia e seus impactos na qualidade do ensino. 2012. Disponível em . Acesso em: 18 jun. 2016.