A Exoneração Tributária e o Direito de Crédito nos Impostos Sobre Consumo

Conteúdo do artigo principal

Daniel Santos Prado

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir, primeiramente, as concepções e princípios acerca do poder de tributar e como ele é aplicado no contexto dos impostos sobre consumo no Brasil, considerando o princípio da não cumulatividade. De acordo com o princípio da capacidade contributiva, devem ser concedidas exonerações tributárias para casos específicos. Por outro lado, existe o direito de crédito ao
longo da cadeia produtiva para aqueles que são contribuintes de ICMS e IPI. Mas a legislação
vigente não protege esse direito nos casos em que são garantidas isenções, por exemplo, e as consequências podem ser drásticas. Apesar de isso representar aumento na arrecadação, é, por outro lado, prejuízo para a sociedade, tanto para o consumidor como para o produtor.



DOI:10.5585/rdb.v1i1.59

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PRADO, Daniel Santos. A Exoneração Tributária e o Direito de Crédito nos Impostos Sobre Consumo. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 229–263, 2011. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2011.v1i1.2684. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2684. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Daniel Santos Prado, Centro de Atualização em Direito.

Pós-graduando em Direito Tributário pelo Centro de Atualização em Direito. Advogado.