Perspectivas do Princípio da Efetividade na Jurisdição Contemporânea

Conteúdo do artigo principal

Júlia Izabel Barreto Etinger
Martha Franco Leite

Resumo

A análise da efetividade desenvolvida neste artigo tem o objetivo de delinear o atual panorama do Processo Civil Brasileiro. Urge definir o modo pelo qual a efetividade possa ser realmente aplicada na dinâmica processual, principalmente no que se refere às tutelas jurisdicionais concedidas. Para tanto, são expostas algumas situações que dizem respeito ao processo e esbarram na sua efetividade. Ao mesmo tempo, tratar sobre efetividade tem extrema pertinência no atual contexto de renovação do Processo Civil para que seja possível repensar o sentido do instrumento que é o processo. Tal investigação será traçada através dos estudos bibliográficos, abordando os conceitos clássicos necessários à compreensão do tema. Os novos enfoques também constituem elementos imprescindíveis neste estudo, pois com eles é possível repensar a efetividade processualística, sem descuidar dos avanços e das novas
alternativas inerentes ao Direito Processual. O percurso pretendido é, inicialmente, a definição dos conceitos elementais para que se possa chegar à exposição das principais situações processuais que afetam a efetividade da Jurisdição e, principalmente, do processo. Com efeito, o resultado deste estudo comparativo servirá para traçar
metas no aprimoramento do sistema processual, tendo como princípio norteador a efetividade dos institutos e dos procedimentos em apreciação.

DOI:10.5585/rdb.v6i3.123

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ETINGER, Júlia Izabel Barreto; LEITE, Martha Franco. Perspectivas do Princípio da Efetividade na Jurisdição Contemporânea. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 3, p. 195–215, 2013. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2013.v6i3.2747. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2747. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Júlia Izabel Barreto Etinger, Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) de Aracaju/SE.

Graduanda do curso de Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) de Aracaju/ SE.

Martha Franco Leite, Universidade Tiradentes (UNIT-Aracaju/SE).

Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Tiradentes (UNIT-Aracaju/SE), especialista em Direito processual e em Didática do Ensino Superior.