RECONHECIMENTO JUDICIAL DAS RELIGIÕES DE ORIGEM AFRICANA E O NOVO PARADIGMA INTERPRETATIVO DA LIBERDADE DE CULTO E DE CRENÇA NO DIREITO BRASILEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AMARAL, Sharyse Piroupo do. Escravidão, Liberdade e Resistência em Sergipe: Cotinguiba, 1860-1888. Tese de doutorado. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2007.
BASTIDE, Roger. As religiões africana no Brasil. São Paulo. Pioneira/USP, 1985.
______. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo, Nacional, 2001.
BERKENBROCK, Volney J. A experiência dos orixás – um estudo sobre a experiência religiosa no candomblé. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
CARNEIRO, Edison. Candomblés da Bahia. Rio de Janeiro, Ouro, 1959.
CASHMORE, Ellis. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Summus, 200.
CONRAD, Robert Edgar. Tumbeiros, o tráfico de escravos para o Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DANTAS, Beatriz Góis. 1982. Vovô Nagô Papai Branco; usos e abusos da África no Brasil. Dissertação de mestrado. Unicamp, Campinas, mimeo.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo : Edusp, 1996.
FERRETTI, Mundicarmo (1994). Terra de caboclo. São Luís: Plano Editorial/SECMA.
FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Religiões afro-brasileiras na perspectiva de Gramsci Jornada sobre Gramsci. UFMA, 18 - 22/10/1999.
FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. Aspectos da Formação Social Brasileira como Processo de Amalgamento de Raças e Culturas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1947.
MAGGIE, Yvonne. Guerra de Orixá: um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.
MEDEIROS, Carlos Alberto. Na lei e na raça. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
PRANDI, Reginaldo. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estud. av. [online]. 2004, vol.18, n.52, pp. 223-238. ISSN 0103-4014.
______. De africano a brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo, n.46, p. 52-65, junho/agosto 2000.
______. “As religiões negras do Brasil: para uma sociologia dos cultos
afro-brasileiros.” Revista USP 28 (dez.-fev.), 1996. P. 64-83.
______. Raça e religião. Novos estudos CEBRAP. n. 42. 1995, p. 113-129.
RAMOS, Artur. O negro brasileiro, etnografia religiosa. São Paulo. Nacional, 1951.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. São Paulo, Nacional, 1932.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Poderá o direito ser emancipatório?. Revista Críticas de Ciências Sociais, 65, Maio 2003: 3-76.
SANTOS, Juana Albein dos. Os nagôs e a morte. Petrópolis: Vozes, 1999.
SILVA JR, Hédio. Notas sobre sistema jurídico e intolerância religiosa no Brasil. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (org.) Intolerância Religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2007.
SILVA, Vagner Gonçalves da (org.) Intolerância Religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2007.
SOARES, Stênio. “Anos da Chibata”: perseguição aos cultos afro-pessoenses e o surgimento das Federações. CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais. n. 14 – Setembro de 2009, p. 134 – 155.
SOGBOSSI, Hippolyte Brice. COSTA, Martha Sales. RELIGIÕES BRASILEIRAS DE PRESENÇA AFRICANA E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Revista Debates do NER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v.2, n. 13, Porto Alegre, 2008.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 2 ed. São Paulo: Ática, 2007.