O DIREITO À ALIMENTAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAUDÁVEIS COMO INSTRUMENTOS DE JUSTIÇA SOCIAL

Conteúdo do artigo principal

Valmir César Pozzetti
http://orcid.org/0000-0002-3738-4891
Viriginia Zambrano

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a legislação brasileira e verificar se existe proteção jurídica eficaz no âmbito da produção e oferta de alimentos. A metodologia utilizada foi o método dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi a bibliográfica e quanto aos fins, qualitativa. A conclusão a que se chegou foi a de que o sistema jurídico do país é protetivo, mas no âmbito da eficácia, as políticas negativas predominam e, como consequência, a oferta de alimentos atenta contra a vida e a dignidade da pessoa humana, sendo necessário que o Estado se reestruture e cumpra o seu papel de fiscalizador e garantidor da vida saudável em todas as suas dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
POZZETTI, Valmir César; ZAMBRANO, Viriginia. O DIREITO À ALIMENTAÇÃO E MEIO AMBIENTE SAUDÁVEIS COMO INSTRUMENTOS DE JUSTIÇA SOCIAL. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 26, n. 10, p. 207–229, 2020. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2020.v26i10.6327. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/6327. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
PARTE GERAL
Biografia do Autor

Valmir César Pozzetti, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Amazonas - AM UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

Pós Doutorado em Direito realizado na Universidade de Salerno/Itália; Doutor em Biodireito/Direito Ambiental pela Université de Limoges/França; Mestre em Direito do Urbanismo e do Meio Ambiente, pela Université de Limoges, França; Bacharel em Direito pelo Centro Integrado de Ensino Superior da Amazônia/AM (CIESA), Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade São Luis Gonzaga/SP.

Viriginia Zambrano, UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI SALERNO / ITÁLIA

Professore ordinário di Diritto Privato Comparatonell' Universitàdi Salerno.

È stata Docente di Diritto Anglo-americano e Diritto Delle Comunità Europee Per La Seconda Università di Napoli;  è dottore di ricerca e si è specializzata presso La Faculté Internationale de Droit Comparé in Strasburgo. Componente  Del Consiglio Direttivodella Scuoladi Specializzazi one per Le Professioni Legalidell’ Universitàdi Salerno. È responsabile di progetti di ricerca finanziatidal Ministerodell' Università e della Ricerca. Aderisceall’Associazione  Italiana di DirittoComparato. Collabora con l’Instituto De Desarrollo Y Análisis Del Derecho De Familia En España (IDADFE)

Referências

BRASIL, Constituição da República Federativa do. Congresso Nacional, Brasília, 1988.

BRASIL, LOSAN – Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. Congresso Nacional, Brasília, 2006.

CARVALHO, Osvaldo. O Direito Fundamental à Alimentação e sua proteção jurídico-internacional. In: ESTORNINHO, Maria João (Coord.). Estudos de Direito à Alimentação. Lisboa. Instituto de Ciências Jurídico-Politicas, 2013.

CÓDIGO DE HAMMURABI. Tradução de Leonard Willian King. São Paulo, Ed. Saraiva, 2008.