RISCOS E INCERTEZAS NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-DOGMÁTICOS PARA O REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO

Contenu principal de l'article

Juliano Heinen

Résumé

O objetivo do presente trabalho é identificar os pressupostos teórico-dogmáticos para o reequilíbrio econômico-financeiro nos contratos administrativos e as perspectivas em relação ao risco, à incerteza e aos fatores de atribuição de responsabilidade contratual. Além disso, busca-se propor um modelo de solução aos casos de pedido de reequilíbrio, especialmente a partir do debate estabelecido e da legislação incidente. A pesquisa apresenta metodologia exploratória, em especial, do marco legal atualmente existente, e da situação de fato consolidada, especialmente criada no cenário da pandemia causada pela Covid-19 (Coronavírus). E se aplica uma metodologia explicativa, demonstrando um ensaio de solução conciliadora. Como método, tem-se a análise dos referenciais teóricos do reequilíbrio de revisão de contratos, pesquisa legislativa e coleta de informações junto aos repositórios jurisprudenciais. O artigo aborda, sucessivamente, a diferença entre risco e incerteza; os fatores de atribuição em relação a cada um destes dois institutos mencionados, bem como as condições de aplicação de tais fatores; especificamente, testou-se o que se disse em fatores de álea econômica e de álea administrativa; para então defender, a título conclusivo, que não há o dever legal de reequilibrar os contratos administrativos derivados de caso fortuito ou força maior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Details de l'article

Comment citer
HEINEN, Juliano. RISCOS E INCERTEZAS NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-DOGMÁTICOS PARA O REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 29, n. 11, p. 40–56, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2021.v29i11.6278. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/6278. Acesso em: 20 déc. 2024.
Rubrique
DOSSIÊ: A LEI 14.133/2021 E OS DESAFIOS DA MODERNIDAÇÃO DO ESTADO
Biographie de l'auteur

Juliano Heinen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Direito (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor de Direito Administrativo. Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. Acesse: www.julianoheinen.com.br.